Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB disponibiliza gratuitamente software de programação e computação numérica para alunos e professores
conteúdo

Notícias

UFPB disponibiliza gratuitamente software de programação e computação numérica para alunos e professores

publicado: 25/04/2022 15h53, última modificação: 25/04/2022 15h53
Ferramenta computacional permite fazer cálculo e simulações de sistemas variados

CT UFPB Foto AngélicaGouveia (11).jpg

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a empresa distribuidora e especialista em tecnologias Opencadd Advanced Technology, está disponibilizando, gratuitamente, o software Matlab (MATrix LABoratory) para todos os alunos, professores e laboratórios da Instituição. O processo, iniciado em 2020, foi renovado para 2022. 

O software de alta performance, que é vinculado ao programa CWS (Campus Wide-Suite), oferece um serviço de modelagem matemática e simulação, sendo utilizado por engenheiros e cientistas para analisar dados, desenvolver algoritmos e criar modelos. 

A ferramenta se faz presente na maioria das empresas que atuam nas áreas de engenharias, economia e até medicina, permitindo, por meio do uso de inteligência artificial, maior facilidade na execução de cálculos e atividades complexas.  

Na plataforma, é possível realizar análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar, em que problemas e soluções são expressos somente como são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.

Como explica o Prof. Euler Macedo, Diretor do Centro de Energia e Alternativas Renováveis (Cear), a UFPB tem acesso gratuito a todos os toolboxes - ferramentas e bibliotecas adicionais com funções mais específicas disponibilizadas pelo sistema Matlab.

“O CWS é um programa de assinatura que permite que todos os alunos, utilizando seus e-mails institucionais, consigam fazer o download da ferramenta original e utilizá-la em suas publicações e atividades acadêmicas. Os professores também podem instalar tanto em suas máquinas pessoais quanto em laboratórios. Todos possuem acesso sem nenhum custo”.

O software vem sendo utilizado por diversos programas de pós-graduação e diversos cursos de graduação da UFPB que inseriram em suas matrizes curriculares atividades de laboratório utilizando o Matlab.

Ainda segundo o professor, a UFPB foi uma das instituições que apresentou o maior número de ativações, em consequência da utilização do software por parte de alunos, professores e laboratórios: “Esperamos continuar figurando como uma das universidades que mais utilizam a ferramenta, de forma a melhorar o ensino, pesquisa e extensão”, disse o professor Euler. 

Para disseminar a utilização dessa plataforma e mostrar a importância do aluno dominar esse tipo de programa para obter uma formação diferenciada e completa, o professor relata que está sendo organizado um evento benéfico e vantajoso para empresas que buscam inovação e resolução de problemas por meio de tecnologia.

“No âmbito da extensão, iremos promover, em 2022, um hackathon. Será promovido pela Cagepa, buscando resolver problemas da empresa, por meio da utilização da ferramenta. Participarão do projeto estudantes do ensino superior da UFPB e alunos do ensino médio”, informou o docente. 

* * *
Reportagem: Mariani Idalino e Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia