Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB disponibiliza no Youtube minicurso sobre tecnologias na educação e pesquisa

Videoaulas almejam difundir práticas e ferramentas de trabalho colaborativo em pesquisas
publicado: 25/03/2020 19h32, última modificação: 25/03/2020 19h32
Capacitação em redes digitais vai focar em ferramentas gratuitas e disponíveis online. Foto: Reprodução/O Globo

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta, por meio do Youtube, o minicurso "Tecnologias na Educação e na Pesquisa". O objetivo da iniciativa é difundir práticas e ferramentas de trabalho colaborativo em redes digitais, buscando auxiliar nas atividades dos programas de pós-graduação da UFPB.

O curso será ministrado pelo estudante e pesquisador da UFPB, Emerson Lopes, e evidenciará ferramentas gratuitas disponíveis online. “Elas vão possibilitar a construção e o fortalecimento de tarefas do trabalho em rede. Buscaremos facilitar o entendimento sobre a utilização desses mecanismos no processo educacional”, reforça.

Para o pesquisador, a ideia é proporcionar “a difusão de suportes que são de uso simples e com grande potencial para articulação de trabalhos colaborativos, mas que ainda têm pouco espaço na vida acadêmica”. A iniciativa, de acordo com Emerson, “fortalece a cultura de trabalho colaborativo e em redes na pós-graduação da UFPB, possibilitando uma estrutura para a continuidade das atividades de pós-graduação e de pesquisas”.

Entre os suportes que serão analisados no minicurso constam “Google For Education”, “Ferramentas para escrita e correção de textos em inglês”, “Bibliotecas digitais gratuitas”, “Redes sociais para pesquisadores” e “Plataforma de empreendedorismo educacional”. Interessados podem acompanhar o curso pela playlist do Youtube.

Ascom/UFPB