Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga balanço de 2019; foi investido 1,5 milhão em tecnologia da informação

Com pandemia da Covid-19, incentivos para atividades remotas devem ser ampliados
publicado: 21/07/2020 20h52, última modificação: 21/07/2020 20h52
Recurso para tecnologia da informação foi aplicado na compra de computadores, switches, no-breaks e na implantação de backbone e estrutura lógica. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) investiu, ano passado, mais de R$1,5 milhão em recursos na área de tecnologia da informação para o processo de reestruturação e ampliação da capacidade de rede tecnológica da instituição.

Segundo dados do Relatório de Gestão 2019, divulgado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) da UFPB, os recursos foram investidos em computadores, switchesno-breaks, implantação de backbone e estrutura lógica.

De acordo com a pró-reitora de planejamento, professora Elizete Ventura, os principais resultados alcançados pela gestão da UFPB foram norteados pelos objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023.

“Apesar dos desafios orçamentários e financeiros enfrentados em 2019, a UFPB conseguiu cumprir a missão de gerar e difundir conhecimento e inovação. Isso foi possível por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também pelas atividades de suporte, que contribuem para o avanço de desempenho”, destaca Elizete.

A UFPB, ao longo dos últimos dois anos, realiza um processo reestruturação e ampliação da capacidade da rede tecnológica institucional. Em 2019, a adesão à política “administração sem papel”, com 96% de processos eletrônicos, foi um marco na universidade em relação à mudança de comportamento sobre ações administrativas.

“A Resolução nº 10/2019 formalizou o trabalho a respeito da necessidade de utilização dos processos eletrônicos no âmbito da UFPB. Foram estabelecidos parâmetros para implementação, funcionamento e uso. A ação foi responsável pela redução significativa no consumo de papel na instituição, além de garantir o fluxo, transparência e segurança dos processos”, ressalta a pró-reitora.

Segundo Elizete Ventura, a UFPB é uma instituição de relevante importância para o desenvolvimento do estado da Paraíba. Os investimentos na universidade, em 2019, equivaleram a quase 20% do orçamento do Governo do Estado.

“Não só pelas atividades que desenvolve, mas também em termos orçamentários, a UFPB possui o compromisso de prestar um serviço público de qualidade para a sociedade. Os resultados alcançados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão são frutos do trabalho realizado pelos docentes, discentes, técnico-administrativos e terceirizados”, enfatiza a professora.

A pró-reitora da UFPB conta que o ano de 2019 foi marcado pelo contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação (MEC). Ela afirma que foram bloqueados em torno de 30%, no início do ano, comprometendo o planejamento e distribuição dos créditos orçamentários na instituição.

“A liberação de até 70% dos créditos orçamentários se deu de forma irregular e imprevisível, e apenas no final do ano ocorreu a liberação dos créditos remanescentes. Tal fato dificultou a execução do planejamento orçamentário, tendo em vista a impossibilidade de contratar serviços sem o prévio empenho”, lamenta Elizete.

Para a professora da UFPB, com o cenário atual de pandemia da Covid-19, será imprescindível uma gestão orçamentária e financeira eficiente, especialmente em relação ao uso dos recursos públicos. Elizete acredita que o desenvolvimento de capacitações e incentivos para o ensino remoto se tornou fundamental neste momento.

“O investimento financeiro para ações de capacitação em 2019 foi de aproximadamente R$ 670 mil. As iniciativas compreenderam 21 diferentes linhas de desenvolvimento. Em relação a 2018, houve aumento de vagas em atividades a distância em 35%. No Ensino a Distância (EAD), as vagas cresceram 78%. Nesse sentido, o ano de 2019 foi marcado por avanços significativos”, reforça Elizete.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB