Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga calendário de atividades contra corte no orçamento

UFPB divulga calendário de atividades contra corte no orçamento

Até 15 de maio, data da paralisação nacional da educação, plenárias discutirão conjuntura
publicado: 07/05/2019 20h11, última modificação: 07/05/2019 20h13
Créditos: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga, nesta terça-feira (7), calendário de atividades contra o bloqueio de R$ 44.742.865,00 de recursos de custeio e de R$ 5.645.537,00 oriundos de emendas da bancada federal de deputados e de senadores, que totalizam um corte de 32,75% no orçamento da instituição para este ano.

Até o dia 15 de maio, data marcada para paralisação nacional da educação contra o corte no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (ifes), ocorrerão plenárias para discutir esta conjuntura. Esse foi o encaminhamento de assembleia universitária realizada na tarde de hoje, no Auditório Professor Milton Paiva, no prédio da Reitoria, no campus-sede, em João Pessoa.

Com o espaço ocupado por gestores, membros de colegiados e de entidades de classe, professores, técnico-administrativos e estudantes, a assembleia, presidida pela reitora Margareth Diniz, teve início com a apresentação de relatório com números da UFPB referentes ao período de 2012 a 2018, pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Elizete Ventura.

Nesse intervalo de tempo, segundo a pró-reitora, o orçamento para investimentos, como obras, compra de livros e de equipamentos, teve queda de 85%, enquanto as despesas com pessoal e com custeio tiveram aumento de 83% e de 77%, respectivamente. “Já tivemos outros cortes nos últimos anos, mas este, em especial, impacta muito porque impedirá a execução do planejamento que foi feito para este ano.”

Renata Câmara, coordenadora de orçamento da UFPB, historicizou a evolução das contas da universidade nos últimos sete anos. “A UFPB gasta, hoje, com energia elétrica, R$ 1,5 milhão por mês. Ou seja, quase R$ 18 milhões por ano. Temos ainda oito meses pela frente. É quase impossível tudo permanecer como está. O corte nos traz um impacto brutal.”, avaliou.

A reitora Margareth Diniz propôs discutir novo planejamento somente no final deste mês. Raimundo Barroso, chefe de gabinete, leu a nota que a UFPB divulgou, também nesta terça (7), contra o bloqueio orçamentário.

As deputadas estaduais Estela Izabel e Cida Ramos, o presidente da Associação dos Docentes da UFPB (Adufpb) Cristiano Bonneau, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintespb) Geralda Vitor e representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB também integraram a mesa de debate. Em vários momentos, o microfone foi aberto para participação do público.

Confira, abaixo, o calendário de atividades da UFPB:

08/05 - Plenária da Adufpb no Centro de Vivência, no campus I, em João Pessoa. Horário a confirmar.

09/05 - Plenária do Sintespb no Auditório do Centro de Educação, no campus I, em João Pessoa, às 19h.

10/05 - Assembleia do Sintespb na sede do sindicato, no campus I, em João Pessoa. Horário a confirmar.

13/05 - Plenária da Adufpb no campus II da UFPB, em Areia. Horário a confirmar.

14/05 - Plenária da Adufpb no campus III da UFPB, em Bananeiras. Horário a confirmar.

15/05 - Sessão especial na Assembleia Legislativa (ALPB), às 14h.

Data a ser definida - Reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior da Paraíba.

Ascom/UFPB