Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga editais para seleção de projetos de iniciação científica

UFPB divulga editais para seleção de projetos de iniciação científica

publicado: 22/04/2021 18h11, última modificação: 22/04/2021 18h11
A inscrição deve ser realizada por meio do Sigaa, no período de 30 de abril a 31 de maio

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu três editais, com vigência 2021/2022, para seleção de projetos de iniciação científica. A inscrição deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), no período de 30 de abril a 31 de maio.

Edital 1 contempla ações voltadas para PIBIC-AF, PIBITI, PIVIC e PIVITI; o Edital 2 projetos para Ensino Médio; e o Edital 3 iniciativas na Escola Técnica de Saúde (ETS) da Instituição.

Conforme os editais, a quantidade de cotas e o valor da bolsa são determinados pelo CNPq (cota institucional), pela UFPB (orçamento próprio) e ETS-UFPB (orçamento próprio). De acordo com o edital para projetos de iniciação científica da ETS, o valor da bolsa é de R$ 400 e estão sendo ofertadas 15 cotas.

A seleção é composta por duas etapas: inscrição de Projetos de Pesquisa e Planos de Trabalho e cadastro de dados para cálculo do índice de Produtividade Intelectual.

Para efetivar a inscrição, o interessado deve se cadastrar/atualizar como avaliador no Sigaa e submeter o projeto de pesquisa interno ou cadastrar projeto externo.

De acordo com Valdir Braga, Pró-reitor da Propesq, o objetivo dessas seleções é aproximar a Universidade das escolas de ensino médio do Estado da Paraíba.  “Por meio dessas bolsas pretendemos fazer com que os alunos dessas escolas optem pela Universidade Federal da Paraíba para seguir na carreira acadêmica”.

Ao todo, o proponente poderá submeter até dois projetos, sendo que cada um deverá ter um plano de trabalho vinculado.

A análise das iniciativas internas será realizada por banco de consultores da UFPB. Serão considerados aprovados aqueles que alcançarem nota igual ou superior a sete.

O resultado final tem previsão para o dia 31 de agosto e será divulgado no endereço eletrônico da Propesq. Nele constará a lista dos docentes e quantidade de cotas.

O orientador contemplado com cotas de bolsas ou de voluntários deverá selecionar os discentes dentre os que demonstraram interesse por meio do Sigaa. Para escolha, a Propesq recomenda a seleção mediante prova objetiva ou subjetiva, coeficiente de rendimento acadêmico e análise do histórico escolar.

Caso o orientador venha utilizar entrevista como um dos critérios de seleção, deve divulgar os conteúdos que serão abordados.

Todos os selecionados deverão ser indicados no período de 01 a 09 de setembro. Mais informações sobre os editais podem ser encontradas no site da Propesq. Para dúvidas, o interessado pode entrar em contato por meio do telefone 3216-7570 ou pelos e-mails: cgpaic@propesq.ufpb.br e portal@propesq.ufpb.br.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins