Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga edital com 18 vagas para supervisor de iniciação à docência
conteúdo

Notícias

UFPB divulga edital com 18 vagas para supervisor de iniciação à docência

As inscrições são de 4 a 14 de agosto, pelo e-mail dayse.moreira@academico.ufpb.br
publicado: 03/08/2020 21h52, última modificação: 03/08/2020 22h00
Só podem participar da seleção professores que possuam graduação e sejam vinculados a um dos cursos de licenciatura contemplados pelo edital. Foto: Angélica Gouveia

Só podem participar da seleção professores que possuam graduação e sejam vinculados a um dos cursos de licenciatura contemplados pelo edital. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga edital com 18 vagas destinadas à seleção de professores supervisores para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) dos cursos de graduação em licenciatura da instituição. 

Os interessados poderão se inscrever no período de 4 a 14 de agosto. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail dayse.moreira@academico.ufpb.br. Para efetuar as inscrições, os candidatos devem enviar documentação solicitada e atentar aos requisitos do processo seletivo. 

Só podem participar da seleção professores que possuam graduação e sejam vinculados aos cursos de licenciatura nas seguintes áreas: Arte (Artes Visuais e Música), Biologia, Sociologia, História, Ciência da Computação, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, Pedagogia e Química. 

Também constam entre os requisitos para os docentes interessados no processo seletivo: aptidão para iniciar as atividades relativas ao Pibid a partir do próximo mês de setembro, lecionar na Educação Básica, em efetivo exercício, há pelo menos dois anos e ter vínculo com as escolas da Paraíba estabelecidas no edital

A seleção terá como base a carta de intenções elaborada pelos candidatos. A avaliação será feita por uma comissão composta por três professores da área correspondente ao curso dos candidatos. Para aprovação, é necessário atingir nota mínima de 6,0 (seis). 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é inserir estudantes dos cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, durante a primeira metade da formação profissional deles. 

Os resultados da seleção serão divulgados no dia 27 de agosto, pelo site da PRG. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$765, durante um ano e meio, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outros detalhes podem ser conferidos no edital do processo seletivo. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB