Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga edital com 180 bolsas para alunos dos cursos de licenciatura

UFPB divulga edital com 180 bolsas para alunos dos cursos de licenciatura

publicado: 03/03/2021 18h31, última modificação: 03/03/2021 18h31
Submissão de projetos deverá ser feita por docentes entre 9 e 21 de março

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou edital de seleção para 180 bolsas em projetos do Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen). Ao todo, serão investidos neste ano R$ 576 mil em iniciativas para melhoria da qualidade da formação inicial de professores para a educação básica, nos cursos de licenciatura da Instituição.

A Pró-reitora de Graduação, Silvana Maciel, explicou que o programa promove a integração entre universidade e escola pública, articulando teoria e prática. Devido à pandemia da covid-19, não houve atividades do Prolicen no ano passado.

Agora, o programa está de volta, em um contexto de reformatação do ensino na rede pública, em modalidade remota ou híbrida. Os projetos deverão intervir estrategicamente e contribuir para estas novas formas de ensino e de aprendizagem”, afirma a Profa. Luzia Camboim, coordenadora de programas e de projetos acadêmicos da PRG.

As submissões dos projetos deverão ser feitas por professores do quadro efetivo da UFPB que tenham título de mestre ou de doutor e que não estejam licenciados ou afastados. Elas serão realizadas exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos), entre 9 e 21 de março.

Poderão ser apresentados projetos que envolvam a participação de docentes de mais de um departamento e/ou de centro de ensino. No entanto, há o limite de submissão de um projeto por professor-coordenador.

As propostas serão avaliadas e selecionadas por uma comissão. Serão aprovadas aquelas que obtiverem média final igual ou superior a 7,0. As bolsas serão distribuídas, de forma unitária, para cada um dos projetos escolhidos, obedecendo à ordem decrescente de classificação.

Os projetos selecionados serão divulgados, após recursos, em 14 de abril. Os bolsistas que atuarão nos projetos aprovados deverão ser selecionados entre 15 e 26 de abril, pelo respectivo professor-coordenador.

Poderão participar das seleções os estudantes de licenciatura da UFPB que estiverem regularmente matriculados e frequentando o curso, na modalidade presencial ou a distância, e que tenham Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0.

A divulgação do resultado e indicação do bolsista e de voluntário, caso exista, deverá ser até 28 de abril, pelo professor-coordenador. As atividades dos projetos ocorrerão de 30 de abril a 31 de dezembro.

As 180 bolsas serão pagas em oito parcelas de R$ 400. No mês de novembro será realizada a 23ª edição do Encontro de Iniciação à Docência (Enid), no qual as experiências dos projetos serão compartilhadas.

As submissões dos relatórios finais pelos bolsistas, via SigEventos, deverão acontecer entre 14 e 21 de fevereiro do próximo ano. Informações adicionais acerca do conteúdo do edital podem ser consultadas pelo e-mail cppaprgufpb@gmail.com, com o assunto “Prolicen 2021– Informações”.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins