Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga edital para seleção de bolsistas do PET AgroBio

UFPB divulga edital para seleção de bolsistas do PET AgroBio

publicado: 22/02/2023 16h43, última modificação: 22/02/2023 16h43
Podem participar da seleção alunos dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas do Campus II (Areia)

Foto: Oriel Farias

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, na última segunda (13), o edital nº 6/2023, que disciplina a seleção de 10 discentes do Centro de Ciências Agrárias do Campus II (Areia) para o Programa de Educação Tutorial (PET) - AgroBio. Das 10 vagas disponíveis, 04 são destinadas a estudantes bolsistas, que receberão mensalmente o valor de R$ 400, e as demais 06 vagas são para alunos voluntários.

A inscrição se inicia em 22 de fevereiro e segue até o dia 04 de março, exclusivamente pela internet. Para participar da seleção, os candidatos devem preencher o formulário e também enviar a documentação solicitada. Estão aptos a concorrer às vagas os alunos do 2º ao 6º períodos regularmente matriculados nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas do Campus II.

Os discentes precisam também ter disponibilidade para dedicação de 20 horas semanais às atividades do programa e comprovar não fazer parte de qualquer outro programa acadêmico da UFPB.

A seleção dos bolsistas acontece em três etapas. Na primeira delas, a análise do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), serão aprovados apenas os discentes com CRA com valor maior ou igual a 7,0.

A segunda etapa, prevista para acontecer no dia 14 de março, consiste na elaboração de uma redação dissertativa individual sobre um tema escolhido pela Comissão de Seleção do PET AgroBio. Nesta fase, serão eliminados os candidatos com notas menores que 7,0.

Para a terceira e última etapa, os aprovados nas fases anteriores do processo passarão por uma entrevista, na data provável de 21 de março. Nela, serão avaliados o conhecimento dos objetivos, diretrizes e atividades desenvolvidas no PET AgroBio, e também serão analisadas a capacidade de os candidatos examinarem um problema sugerido e apresentarem possíveis soluções.

Será considerado classificado o candidato que obtiver Média Final igual ou superior a 7,0, calculada a partir de uma média ponderada das pontuações obtidas nas 3 etapas do processo seletivo.

A divulgação do resultado final da seleção de bolsistas está prevista para o dia 04 de abril. Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos por meio de mensagem encaminhada para o e-mail petagrobioufpbcca@gmail.com, colocando como título “Processo Seletivo 2023 – Informações”.

Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins