Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga edital para seleção de bolsistas do PET Indígena

UFPB divulga edital para seleção de bolsistas do PET Indígena

publicado: 22/03/2023 12h52, última modificação: 22/03/2023 17h06
São 8 vagas, sendo seis para bolsistas e duas para voluntários

Foto: Oriel Farias

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, na última segunda (20), o edital nº 12/2023, que visa selecionar estudantes para o Programa de Educação Tutorial (PET) - Indígena, sediado no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) do Campus IV (Rio Tinto).

Estão sendo oferecidas oito vagas, sendo seis delas para bolsistas, que receberão mensalmente o valor de R$ 400, e as demais (duas vagas) são para estudantes voluntários.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 25 de março a 21 de abril de 2023. Para participar, os candidatos precisam preencher o formulário eletrônico e enviar a documentação solicitada em PDF.

Estão aptos a concorrer às vagas alunos indígenas da UFPB, de qualquer campi, regularmente matriculados em cursos de Bacharelado ou Licenciatura a partir do 2º período. O aluno deve apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) com valor maior ou igual a 6,0 e ter disponibilidade para dedicação de 20 horas semanais às atividades do programa são outros requisitos necessários para se inscrever no processo seletivo.

A seleção compreende as etapas de prova escrita, entrevista e análise do CRA, as quais acontecerão presencialmente na sala de reunião do CCAE - Campus IV, na unidade de Rio Tinto.

Na prova escrita, cuja realização está prevista para o dia 2 de maio, os candidatos deverão desenvolver dois temas relacionados a questões indígenas, descritos no item 4.5. do edital. Nesta etapa, com duração de 3h, serão eliminados os candidatos com notas menores que 6,0.

Os candidatos que passarem na primeira fase serão entrevistados pela Comissão de Seleção e também terão seus CRAs analisados, etapas agendadas para o dia 9 de maio. Em caso de impossibilidade da realização da entrevista de forma presencial, esta poderá ocorrer por videochamada e o link de acesso será enviado previamente aos selecionados.

Será considerado aprovado e/ou classificado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 6,0, calculada a partir de uma média ponderada das pontuações obtidas nas três etapas do processo seletivo.

Os resultados preliminar e final estão previstos para serem divulgados, respectivamente, nas datas de 11 e 22 de maio, com período de interposição de recurso contra o resultado preliminar de 12 a 21 maio.

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos por meio de mensagem encaminhada para o e-mail petindigena.ufpb@gmail.com, colocando como título “PET Indígena 2023 – Informações”.

Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins