Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga edital para selecionar melhores teses do último ano
conteúdo

Notícias

UFPB divulga edital para selecionar melhores teses do último ano

O período de inscrição acontece entre 31 de agosto e 18 de setembro
publicado: 31/07/2020 21h44, última modificação: 31/07/2020 21h44
Para a seleção dos trabalhos, serão analisados critérios de originalidade; relevância ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e inovação; e de valor agregado pelo grupo de pesquisa ao qual o pesquisador tem vínculo. Foto: Angélica Gouveia

Para a seleção dos trabalhos, serão analisados critérios de originalidade; relevância ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e inovação; e de valor agregado pelo grupo de pesquisa ao qual o pesquisador tem vínculo. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do “Prêmio PRPG de Teses” e  do “Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses”, premiará as melhores teses defendidas e aprovadas em 2019, no âmbito dos programas de pós-graduação da instituição. 

De acordo com o edital de seleção das teses, o pesquisador interessado em participar da triagem, realizada pela Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB, deve efetuar inscrição através do programa que faz parte, pelo e-mail caapg@prpg.ufpb.br

O período de inscrição é de 31 de agosto a 18 de setembro. Os programas de pós-graduação devem colocar no assunto do e-mail o título “Prêmio PRPG de Teses 2020” e anexar a tese completa (em formato PDF), declaração de concordância do autor e de depósito na Plataforma Sucupira, além de um resumo sobre o trabalho e o currículo resumido do autor da tese. 

O “Prêmio PRPG de Teses” e o “Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses” consistirão em outorga de certificado ao autor da tese escolhida por cada um dos cursos de pós-graduação da UFPB. 

Os trabalhos serão selecionados a partir de três grandes áreas do conhecimento: “Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde”; “Ciências Exatas e da Terra e Engenharias”; e Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes”. 

O “Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses”, de maior distinção, será concedido apenas aos dois melhores do “Prêmio PRPG de Teses”, segundo a indicação das comissões avaliadoras. 

Para a seleção dos trabalhos, serão analisados critérios de originalidade; relevância ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e inovação; e de valor agregado pelo grupo de pesquisa ao qual o candidato obteve vínculo. 

As premiações consistirão em certificado para autor, orientador, coorientador (caso haja), curso de doutorado e programa de pós-graduação; auxílio para participação em congresso nacional ou internacional; publicação do trabalho pelo “Programa Pró-Publicação de Livros” da Editora da UFPB; e apostilamento do “Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses” no diploma de doutor dos respectivos ganhadores. 

O “Prêmio PRPG de Teses” e o “Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses” foram instituídos em 2017, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB. Eles têm o objetivo de reconhecer as teses defendidas nos programas de pós-graduação da instituição e estimular a busca pela excelência na pesquisa científica. 

A publicação dos resultados do “Prêmio PRPG de Teses” acontecerá no dia 6 de novembro. Já o resultado do “Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses” ocorrerá em 30 de novembro. A solenidade de entrega da premiação será em 11 de dezembro. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB