Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB anuncia melhores teses do último ano

UFPB anuncia melhores teses do último ano

Entrega dos prêmios será realizada em 16 de dezembro, no Auditório da Reitoria, em João Pessoa
publicado: 29/11/2019 20h17, última modificação: 02/12/2019 19h43
Prêmio PRPG de Teses e Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses estimulam a busca pela excelência na pesquisa científica. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou as melhores teses produzidas no último ano, no âmbito de seus 40 cursos de doutorado. São estas: Suplementação Alimentar com Spirulina Platensis Previne o Desenvolvimento da Disfunção Erétil em Ratos Wistar Alimentados com Dieta Hipercalórica (Ciências da Saúde), de Iara Leão Luna de Souza; Qualitative Properties of Positive Singular Solutions to Nonlinear Elliptic Systems with Critical Exponent (Ciências Exatas e da Terra), de Rayssa Helena Aires de Lima Caju; e Modelo de competências à luz da adaptabilidade para análise da atuação em equipes de software (Ciências Sociais Aplicadas), de José Jorge Lima Dias Júnior. A entrega dos prêmios será realizada em 16 de dezembro, no Auditório da Reitoria, em João Pessoa.

Essas teses foram avaliadas a partir destas três grandes áreas do conhecimento: “Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde”; “Ciências Exatas e da Terra e Engenharias”; e Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes”. Para a seleção dos trabalhos, foram considerados os critérios de originalidade; de relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; e de valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

As condecorações consistirão em certificado para autor, orientador, coorientador (caso haja), curso de doutorado e programa de pós-graduação; auxílio para participação em congresso nacional ou internacional; publicação do trabalho pelo Programa Pró-Publicação de Livros da Editora UFPB; e apostilamento do Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses no diploma de doutor dos respectivos ganhadores.

O Prêmio PRPG de Teses e o Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, instituídos pela Resolução N° 05/2017 do Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, são uma iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) e têm o objetivo de reconhecer as teses de destaque defendidas nos Programas de Pós-Graduação da UFPB e estimular a busca pela excelência na pesquisa científica.

Ascom/UFPB