Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga oportunidades para pesquisa na Alemanha e Suécia
conteúdo

Notícias

UFPB divulga oportunidades para pesquisa na Alemanha e Suécia

Inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no portal da Capes
publicado: 24/09/2019 19h39, última modificação: 24/09/2019 19h39
Dois dos três programas aceitam projetos de todas as áreas. Crédito: Divulgação

Dois dos três programas aceitam projetos de todas as áreas. Crédito: Divulgação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está, neste momento, com quatro chamadas abertas para a concessão de bolsas e de auxílios de pesquisas internacionais.

O Programa Capes/Humbolt concede bolsas de pós-doutorado para pesquisadores que tenham obtido o título de doutor há menos de quatro anos e para pesquisadores experientes que tenham concluído o doutorado há menos de 12 anos.

As inscrições da Chamada 16 podem ser feitas até o dia 29 de novembro, com o resultado sendo divulgado em 25 de maio de 2020. Já as da Chamada 17 devem ser realizadas até 29 de maio do ano que vem, com resultado a ser divulgado em 25 de novembro ano.

O Programa Capes/Stint, contemplará pesquisadores de instituições brasileiras com bolsas na modalidade de doutorado sanduíche, pós-doutorado, professor visitante júnior e professor visitante sênior.

Os projetos de pesquisa submetidos devem ser desenvolvidos em parceria com pesquisadores da Suécia. As inscrições ocorrer até às 17h do dia 7 de outubro.

Já o Programa Capes-Yale seleciona bolsistas em programas de doutorado em Ciências Médicas, para a concessão de até dez bolsas no exterior, na modalidade Doutorado Pleno. O período de inscrição vai até 1° de novembro e o resultado dos contemplados será divulgado em 28 de fevereiro de 2020.

Ascom/UFPB