Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB cria canal no Youtube para divulgar pesquisas de Ciências Exatas e da Natureza
conteúdo

Notícias

UFPB cria canal no Youtube para divulgar pesquisas de Ciências Exatas e da Natureza

Espaço funcionará como vitrine para projetos em andamento
publicado: 21/05/2020 12h02, última modificação: 22/05/2020 16h43
Estudos em Computação, Matemática, Estatística, Física, Química, Ciências Biológicas e Geografia ganharão mais visibilidade com a iniciativa. Crédito: Angélica Gouveia

Estudos em Computação, Matemática, Estatística, Física, Química, Ciências Biológicas e Geografia ganharão mais visibilidade com a iniciativa. Crédito: Angélica Gouveia

A Assessoria de Extensão do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza canal no Youtube para público interessado em obter dados e informações sobre pesquisas e projetos desenvolvidos nas áreas de Computação, Matemática, Estatística, Física, Química, Ciências Biológicas e Geografia.

Entre as iniciativas presentes na plataforma digital estão os projetos “Do Litoral ao Sertão: sociedade e natureza na Paraíba”, “’Coral eu cuido’: uma campanha educativa para a conservação dos recifes costeiros da Paraíba” e “Saberes e fazeres: as ciências da natureza no cotidiano de camponeses e camponesas agroecológicos da região da Zona da Mata paraibana”.

De acordo com o coordenador do projeto “Do Litoral ao Sertão”, professor Antonio Carlos Pinheiro, a ação faz parte do Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba e abriga pesquisadores interessados em desenvolver iniciativas em relação a geociências do estado da Paraíba.

“O Laboratório atua há 23 anos. Temos um grande acervo com rochas, minerais e fósseis representativos da natureza paraibana e do Brasil. Além disso, possuímos maquetes do relevo existente na Paraíba, que é uma atração à parte em nosso espaço. Por serem bem fiéis a estruturas das cidades no estado, acabam se destacando”, afirma o professor em vídeo no canal do Youtube.

Para os pesquisadores do projeto, um dos maiores desafios “é lecionar Geografia da Paraíba de forma interessante, cativando a atenção dos alunos através da busca pelo envolvimento e participação deles”. Segundo os especialistas, é necessário “fazer o melhor para que os alunos possam participar e dar suas contribuições ao tema e às exposições”.

Conforme dados da assessoria do Centro de Ensino, o acesso às informações dos projetos e pesquisas pelo Youtube “é uma grande vitrine com novas perspectivas de divulgação”. Para a equipe, o centro “inova com o trabalho de marketing e divulgação dos projetos em ação na UFPB”.

O direito fundamental de acesso à informação pública é assegurado no Brasil pela Lei 12.527/2011, que regula a temática. Por meio dele, devem ser executados os princípios básicos da administração pública de observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção.

Além disso, é necessário abranger os preceitos de divulgação de informações de interesse público (independentemente de solicitações), utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia, fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência e do controle social na administração pública. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB