Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga política de sustentabilidade para o campus Bananeiras
conteúdo

Notícias

UFPB divulga política de sustentabilidade para o campus Bananeiras

Normas para licitações propiciarão economicidade e desenvolvimento local
publicado: 01/07/2020 20h00, última modificação: 01/07/2020 20h00
Documento estimulará o respeito ao meio ambiente nas aquisições e contratos do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias. Foto: Carlos Eduardo/Primavera no Campus

Documento estimulará o respeito ao meio ambiente nas aquisições e contratos do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias. Foto: Carlos Eduardo/Primavera no Campus

O campus Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Brejo paraibano, divulgou política de sustentabilidade para implantar critérios que melhorem a gestão dos processos, reduzam o impacto ambiental e estimulem o respeito ao meio ambiente nas aquisições e contratos do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA). 

Segundo a diretora do centro, a professora Terezinha Dominiciano Dantas, o objetivo da política é adotar práticas internacionalmente recomendáveis para melhorar o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. “Normas que norteiam as licitações públicas, referentes à sustentabilidade, economicidade e ao desenvolvimento local, nas aquisições de materiais ou nos contratos”, explica. 

A professora Terezinha afirma que as metas e os planos de ação que compõem o documento foram definidos a partir de diagnóstico realizado no centro. Por meio dessa análise, ela conta que foi possível apontar os problemas existentes e as possíveis soluções para minimizar os impactos sobre o meio ambiente nas aquisições e contratos estabelecidos no campus. 

De acordo com a gestora, entre as medidas que devem ser adotadas, estão o estímulo a compras compartilhadas; a preferência por materiais e equipamentos que produzam baixo impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água; e o fomento de ações para sensibilização e mobilização de servidores sobre consumo sustentável. 

Terezinha também destaca que o centro irá priorizar inovações que reduzam a pressão sobre recursos naturais; dar preferência a empresas que, para produção de produtos e serviços, tenham os recursos naturais utilizados em bens, serviços e obras de origem sustentável; e adquirir materiais que possuam nas especificações o selo de material renovável, reciclado, atóxico ou biodegradável. 

Para a professora, com esse documento, espera-se uma redução do consumo de materiais e adquirir, pelo menos, 35% dos equipamentos com critérios de sustentabilidade no centro da UFPB. 

“Haverá estímulo para a inovação, tanto na criação de produtos com menor impacto ambiental quanto no uso racional destes produtos. Iremos minimizar a poluição e a pressão sobre os recursos naturais”, almeja a gestora. 

* * *
Texto: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB