Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga programação do Museu Hermano José na 15ª Primavera dos Museus

UFPB divulga programação do Museu Hermano José na 15ª Primavera dos Museus

publicado: 06/09/2021 12h35, última modificação: 06/09/2021 13h01
Inscrições vão até 20 de setembro

Foto: MCCHJ

Museu Casa de Cultura Hermano Joséda Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza pela primeira vez sua programação da Primavera dos Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus que chega à sua 15ª edição. O evento ocorrerá de forma virtual, entre os dias 21 e 28 de setembro. As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro, por meio da plataforma Doity, e conta com atividades gratuitas e pagas.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. A 15ª edição traz como tema gerador “Museus: perdas e recomeços”, propondo uma reflexão sobre tudo pelo que o mundo tem passado nos últimos tempos e sobre a importância de buscar novos recomeços, intensificando e promovendo a relação dos museus com a sociedade.

As mesas-redondas acontecerão nos dias 21 e 23 de setembro, às 14h, pela plataforma Google Meet, com inscrições gratuitas. O primeiro debate abordará o tema “Planos Museológicos e espaços culturais universitários: a experiência do MCCHJ e da Pinacoteca UFPB”. A mesa terá como debatedores o gestor cultural Alexandre Santos (MCCHJ) e a museóloga Marisa Rodrigues (Pinacoteca UFPB), sob mediação da docente Sabrina Melo (PPGAV UFPB/UFPE). O espaço visa refletir sobre os desafios e potencialidades do desenvolvimento dessas instituições museológicas em contextos de planejamento estratégico, relatando a experiência de seus projetos de extensão.

O segundo debate marcará o lançamento da I Bienal Latino-americana de Arte Postal da Parahyba, uma realização da produtora Ensaio Brasil, sob curadoria do fotógrafo Ricardo Peixoto, da crítica de arte Valquíria Farias e da curadora Laura Gelari, do Museu de Arte Contemporânea da Argentina (MACA). Na ocasião, será lançada a identidade visual da Bienal e o primeiro edital de chamamento para artistas latinoamericanos. O evento, marcado para ocorrer entre fevereiro e março de 2022, trará Hermano José como homenageado, por ocasião de seu centenário.

Por último, a programação contará com a realização do Laboratório Sensorial da Imagem “Cutuca os zói'', ministrado pelo fotógrafo, designer, artista multimídia e curador Ricardo Peixoto. Este laboratório estético trabalha com conceitos, práticas e experimentos da percepção do olhar em suas possibilidades de estudo, pesquisa e produção. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver processos criativos individuais e coletivos, sob metodologias de aguçamento sensorial e sensibilização do olhar artístico.

O laboratório ocorrerá em formato virtual, por meio da plataforma Zoom Meeting, entre os dias 21 e 28 de setembro, com quatro encontros síncronos, além de produções e interações diárias de forma assíncrona. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas, sendo 40 delas com taxa de R$ 20,00. Outras 10 vagas receberão isenção da taxa de inscrição, sendo destinadas a artistas indígenas, negros e LGBTQIA+ que justifiquem sua necessidade.

A 15ª Primavera de Museus é uma realização MCCHJ, em parceria com a produtora Ensaio Brasil, a Pinacoteca UFPB, o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFPB). Sua realização nacional fica a cargo do Ibram. Esta ação, apoiada pela Reitoria da UFPB, é fruto dos projetos de Extensão do MCCHJ, estimulados pelo Edital Probex 2021.

Reportagem: Walter Arcela/ Assessoria de Comunicação do MCCHJ
Edição: Aline Lins/Ascom UFPB