Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga resultado da seleção de projetos do programa de monitoria para semestres 2022.2 e 2023.1

publicado: 22/03/2023 15h48, última modificação: 22/03/2023 15h48
Segunda etapa do processo consiste na seleção de monitores, com disponibilização de 600 bolsas, no valor de R$ 600,00

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta quarta-feira (22), o resultado da seleção de projetos de ensino propostos por docentes da instituição no âmbito do Programa de Monitoria, para os semestres letivos 2022.2 e 2023.1.

O objetivo do programa é apoiar a formação complementar dos alunos dos cursos de graduação, minorar problemas de repetência, evasão ou falta de motivação em algumas disciplinas, contribuir para a melhoria na qualidade de ensino e promover cooperação acadêmica.

A segunda etapa do processo consiste na seleção de monitores pelos projetos aprovados pela PRG, os quais receberão uma bolsa no valor de R$ 400,00. Serão disponibilizadas 600 bolsas de monitoria. Os estudantes selecionados para prestarem apoio didático no âmbito dos projetos de ensino serão considerados monitores e poderão exercer suas atividades na modalidade remunerada ou não remunerada. A efetivação e divulgação dos Processos Seletivos para os alunos atuarem como monitores no período 2022.2 e 2023.1 deverá acontecer no período compreendido de 22 a 31 de março de 2023, conforme cronograma.

Os alunos dos cursos de graduação da UFPB devem realizar sua inscrição para seleção de monitoria pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no projeto do seu interesse. Somente poderão inscrever-se no processo de seleção os alunos que tenham integralizado a disciplina objeto da seleção, ou equivalente, com comprovação em seu histórico acadêmico constando, no mínimo, média sete.

Os estudantes interessados também deverão ter disponibilidade de 12h semanais para as atividades de monitoria. A avaliação do estudante se dará mediante as notas da prova de seleção, nota obtida na disciplina e Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA).

Caberá aos monitores selecionados as funções de assessorar e colaborar com o professor orientador no planejamento e desenvolvimento das atribuições didáticas, com assiduidade e proatividade; relacionar atividades de pesquisa e extensão com atividades de monitoria; dar suporte didático e tecnológico para o desempenho das atividades acadêmicas aos discentes matriculados no componente curricular vinculado ao Programa, entre outras. Mais informações sobre o edital de monitoria da PRG, resultados e outros documentos estão disponíveis neste link.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia