Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB doa máscaras para profissionais da saúde em Guarabira

UFPB doa máscaras para profissionais da saúde em Guarabira

Próxima entrega será à Maternidade Cândida Vargas e Sindicato dos Médicos da Paraíba
publicado: 17/04/2020 18h34, última modificação: 17/04/2020 18h34
Foram doadas, até o momento, 520 máscaras.  Meta do Laboratório de Fabricação Digital é produzir duas mil unidades. Foto: Divulgação

Foram doadas, até o momento, 520 máscaras. Meta do Laboratório de Fabricação Digital é produzir duas mil unidades. Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) doou, nesta sexta-feira (17), 30 máscaras de proteção face shields à Prefeitura Municipal de Guarabira, para ajudar a reduzir os riscos de contágio do Covid-19 aos profissionais de saúde.

Os equipamentos foram fabricados pelo Laboratório de Fabricação Digital do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, no campus I, em João Pessoa. Na próxima semana, serão entregues 100 unidades para a Maternidade Cândida Vargas e 50 para o Sindicato dos Médicos da Paraíba, em João Pessoa.

A iniciativa faz parte de um trabalho em rede das Instituições de Ensino Superior na Paraíba. Colaboram com a UFPB a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O laboratório doou, até o momento, 520 máscaras a instituições públicas de saúde da Paraíba, em cidades como João Pessoa, Cajazeiras, Campina Grande, Itaporanga, Bayeux, Guarabira, Areia, Remígio, Caaporã e em Aneiroz, no Ceará. A meta é produzir duas mil máscaras, segundo o vice-diretor do Centro de Ensino, professor Euler Tavares de Macedo.

Com o aumento da demanda por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que se tornou escasso no mercado e teve alta de preço, esta é uma forma das instituições contribuírem ainda mais para a sociedade”.

Os insumos para a fabricação das máscaras são obtidos por doações, que são programadas por requisição via ofício ao laboratório. De acordo com Euler, as instituições que necessitam devem encaminhar ofício pelo e-mail fablab@cear.ufpb.br.

Entre as instituições beneficiadas, estão a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba; Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa; Laboratório do Hospital de Trauma; Samu Regional de Cajazeiras; Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux; prefeituras”, exemplifica o gestor.

Ascom/UFPB