Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é a primeira universidade da Paraíba a receber o certificado de IES Júnior

UFPB é a primeira universidade da Paraíba a receber o certificado de IES Júnior

publicado: 10/09/2021 21h23, última modificação: 10/09/2021 21h26

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu em solenidade, nesta sexta-feira (10), no Auditório da Reitoria, o Certificado de IES Júnior. A entrega do reconhecimento foi feita pela Federação das Empresas Juniores da Paraíba (PB Júnior), em evento com o Reitor Valdiney Gouveia. A Instituição atingiu 25% dos cursos de graduação com Empresas Júniores (EJs), ganhando o status de universidade empreendedora. É a primeira do estado a receber esse reconhecimento.

No encontro, também aconteceu a entrega de certificados de reconhecimento às empresas juniores e o Reitor anunciou edital da Pró-reitoria de extensão (Proex) que visa distribuir no mínimo R$ 60 mil para empresas juniores.

Para o Reitor Valdiney Gouveia, incentivar as EJs pode facilitar para o estudante a passagem entre a universidade e o mercado de trabalho. “O papel da universidade é, sobretudo, atender às demandas da sociedade. Por isso estamos dando ênfase nas empresas juniores, nas startups, na Inova (Agência UFPB de Inovação Tecnológica), para que possamos de fato fazer com que a Universidade se mova e favoreça a sociedade e o desenvolvimento da Paraíba”, destacou.

A Pró-reitora de Extensão Berla Moraes explicou que foi feito um mapeamento, por meio do qual foi possível identificar essas empresas, começar o diálogo com os empreendedores a partir de junho e estreitar os laços com essas associações.

Segundo ela, serão organizadas oficinas, cursos e outras atividades para orientar e assessorar na formação das EJs. “O reconhecimento dá um respaldo maior, possibilitando uma maior segurança para sociedade”.

Para o presidente da empresa júnior Soluções e Inovações em Energia (SIE), Caio Lourenço, que é estudante de engenharia de energias renováveis, o reconhecimento formal da UFPB é importante pois mostra o quanto a universidade está engajada com o movimento das empresas juniores. “Muitas pessoas imaginam que dentro da universidade é apenas a pesquisa e não conhece esse lado da extensão”, disse.

Ele ainda destacou que as vantagens de contratar o serviço de uma empresa júnior. “Como somos uma empresa sem fins lucrativos, o preço de uma empresa júnior em relação à empresa sênior é bem inferior, porque não visamos o lucro, mas sim, entregar uma solução de alta qualidade para o cliente”.

O Reitor Valdiney Gouveia agradeceu o reconhecimento a esses jovens empreendedores que estão mostrando que é possível dentro de uma universidade pública ter empresas juniores de qualidade.

“É necessário que se empreenda e que a gente forme estudantes não somente para mestrado e doutorado, mas também para o mercado, para as indústrias, empresários, que eles possam sair com um diploma, mas também com o seu CNPJ para empreender e levar a diante”, afirmou o Prof. Valdiney.

Luana Rodrigues, da ECO's Consultoria Ambiental, fala que a EJ é uma área que os estudantes podem se desenvolver tanto profissionalmente quanto pessoalmente, desenvolvendo habilidades que são adquiridas pelo mercado de trabalho.

Para conhecer as empresas juniores que fazem parte da UFPB, acesse o cadastro organizado pela Proex, neste link.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins