Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e a universidade chinesa de Dalian realizam evento no dia do meio ambiente
conteúdo

Notícias

UFPB e a universidade chinesa de Dalian realizam evento no dia do meio ambiente

publicado: 05/06/2023 18h32, última modificação: 05/06/2023 18h48
O evento discutiu projetos de inovação para bioeconomias

Foto: Angélica Gouveia

As questões ambientais brasileiras e as contribuições chinesas, sobretudo quanto a transição da utilização de energias fósseis para energias renováveis, foram os temas centrais da cerimônia de abertura do evento "Harmonia Ecológica: Brasil e China juntos”, ocorrido na manhã desta segunda-feira (05), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento é promovido pela UFPB e pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (DUFL), da China.

Os participantes foram recepcionados por uma exposição fotográfica de belas paisagens chinesas no hall do auditório da reitoria da UFPB, com registros feitos pelo Vice-presidente do Colégio Internacional de Arte da Universidade de Dalian, Zhang Yu.

No auditório, a mesa de abertura contou com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia; o Cônsul Geral Adjunto da China em Recife Wang Ke; o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do estado da Paraíba, Cláudio Furtado; o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Denis Soares; o Presidente de Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Rômulo Polari Filho; além do Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional, Sandro Marden.

Também estiveram presentes o Vice-cônsul da China em Recife He Yongwei; e a Assessora de Relações Internacionais do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mônica Montenegro.

O evento segue até esta terça-feira (6) e celebra uma nova etapa de parcerias entre as duas universidades para além da troca no ensino do Mandarim e da Língua Portuguesa para alunos nos dois países. As atenções se voltam para a arte e para projetos em prol da preservação do meio ambiente.

Para o Reitor da UFPB o estreitamento com universidades chinesas, que a cada dia têm mais impacto e são bem ranqueadas, é importante para a troca de experiências, intercâmbios de estudantes e servidores, e fundamental também para o enriquecimento da UFPB com a inserção internacional dos projetos e ações.

“Temos uma amplitude de possibilidades de parceria, na tecnologia, agricultura, informática, artes, são diversos os setores que podem se beneficiar e pode levar benefícios também às universidades chinesas, para além do idioma. Nós queremos cada dia mais manter e estreitar essa relação e ampliar as possibilidades de parceria em ensino, pesquisa, ações de inovação e extensão”, disse o Reitor.

De acordo com o Cônsul Geral Adjunto da China em Recife, Wang Ke, a realização do evento no dia do meio ambiente torna a ação algo especial. Segundo ele, os governos brasilero e chinês estão semeando ações e chegando a consensos para reforçar a cooperação na promoção do conhecimento sobre proteção ambiental para os dois povos, principalmente na área de mudanças climáticas.

Já o professor Sandro Marden, Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) destacou as ações já realizadas em parceria com a China, como o Festival da China e o curso de Mandarim. Comentou sobre o grande engajamento da UFPB na área de ecologia, meio ambiente e sustentabilidade, além do acervo de pesquisadores e laboratório para realizar pesquisas de alto nível.

Na cerimônia de abertura também foi exibido um vídeo com Wang Jihang, Presidente da Aliança de Língua Chinesa.

Mesa Redonda

Após a solenidade de abertura, teve início a mesa redonda “Projetos de inovação para bioeconomias competitivas associadas à restauração de ecossistemas e inclusão social”, mediada pela Profa Márcia Fonseca, do Programa de Pós-graduação em meio ambiente, e que contou com a participação de Fabiano Costa do Instituto Chico Mendes, que apresentou o trabalho de geração de energia fotovoltaica na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, desenvolvido em parceria com o CEAR/UFPB e que possibilita a economia de R$100 mil ao ano.

Também participou da mesa redonda Maurício Zorro, docente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que falou de projetos nas áreas de manguezais, apresentou protótipos como uma prensa automatizada para transformar cascas de mariscos em tijolos, peneira mecânica para apoiar a comunidade no beneficiamento de marisco, e um biodigestor para a produção de biogás com base no efluente do beneficiamento de marisco.

O Cacique Anibal Cordeiro, da Aldeia Jaraguá, representou o povo Potiguara, que soma na Paraíba mais de 21 mil indígenas divididos em 32 aldeias. Ele falou sobre como a Aldeia Jaraguá tornou-se a maior produtora de ostras na Paraíba, sobre o trabalho de recuperação do mangue e margens de rio realizada pela comunidade indígena e a missão de cuidar do meio ambiente.

A mesa redonda foi finalizada com a fala de Edmundo Coelho Barbosa, do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool da Paraíba, que tratou do contexto atual da produção das usinas, do faturamento das usinas sucroalcooleiras, produtos e projetos de inovação.

A professora Ana Berenice Martoreli, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI, foi a organizadora do evento e comentou que a UFPB e a Universidade de Dalian, desde 2021, mantêm acordo de cooperação com a oferta de cursos de Mandarim no Brasil e de Português na China, contando atualmente com 8 turmas do curso de Mandarim, em diferentes níveis, somando quase mil alunos.

Segundo ela, a parceria entre as duas universidades será expandida a partir desse evento com trabalho com artes e meio ambiente, em cooperação do curso de ecologia do Campus IV, em Mamanguape. “Nós vamos fazer um convênio específico com professores do curso de ecologia e de artes e, a partir desse novo convênio, haverá os planos de trabalho onde os professores poderão apresentar duas propostas, pesquisas e como podemos trabalhar juntos com a Universidade de Dalian”, disse Ana Berenice.

No período da tarde os participantes do evento tiveram a oportunidade de realizar visita técnica e trilha ecológica na Floresta Nacional da restinga de Cabedelo. O evento segue nesta terça-feira (06) no Campus IV da UFPB, na cidade de Mamanguape, com a mesa redonda Novos olhares sobre a Sustentabilidade: Educação Ambiental Territorializada, Energias renováveis e Direito Animal", seguida de visita à aldeia indígena Potiguara na Baía da Traição e ação de reflorestamento.

O evento foi organizado pela Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA) e o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia e Aline Lins
Ascom/UFPB