Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e CGU atuam em parceria visando à transparência e o combate à corrupção

UFPB e CGU atuam em parceria visando à transparência e o combate à corrupção

publicado: 23/08/2021 17h32, última modificação: 13/12/2022 11h18
Em reunião, os gestores falaram sobre ações de transparência e ouvidoria voltadas à melhoria da qualidade de serviços prestados pela UFPB

Foto: Angélica Gouveia

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu, nesta segunda-feira (23), no Gabinete da Reitoria, o Superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba, Dr. Severino Queiroz, e o auditor Dr. Rodrigo Paiva, chefe do núcleo de ações da ouvidoria na prevenção à corrupção.

Na pauta, os gestores falaram sobre ações de transparência e ouvidoria voltadas à melhoria da qualidade de serviços prestados pela UFPB à sociedade e melhoria do plano de integridade da UFPB.

O encontro também tratou sobre a possibilidade de parceria com a UFPB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), para promoção do concurso “1 minuto contra a corrupção”, projeto que vem sendo desenvolvido pela CGU por meio de acordos com instituições públicas.

A ideia do concurso é a participação de vídeos de curta metragem, em uma ação que tem o apoio do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, bem como o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO), representado pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB).

O concurso será divulgado na UFPB e as escolhas dos vídeos serão feitas em conjunto com a CGU, explicou o Reitor Valdiney Gouveia. “Isso mostra que a Universidade também participa ativamente no combate à corrupção”, afirmou.

Para o Superintendente da CGU, Dr. Severino Queiroz, a reunião foi extremamente positiva, pois o Reitor estava aberto ao diálogo, assumindo o compromisso de melhorar a qualidade do serviço institucional.

A relação da UFPB com a CGU – e vice-versa – tem sido ótima na medida em que ambos os órgãos trabalham, já há alguns anos, em parcerias. A instituição (UFPB) tem buscado melhorar a transparência dos seus dados junto ao seu portal e nossa parceria tem sido enfática nesse sentido. Portanto, estamos sempre à disposição da UFPB e de todos os outros órgãos federais”, destacou o Superintendente.

O Reitor Valdiney Gouveia ainda enfatizou que a intenção é demonstrar o melhor de cada um dos órgãos. “O objetivo é combater a corrupção, seguir em bom caminho para que o dinheiro público possa ter o destino necessário e ideal para atender às demandas da sociedade e da comunidade universitária. Agradeço ao Dr. Severino Queiroz e toda a equipe da CGU por esta oportunidade de fazer um trabalho em parceria, cada um no seu espaço próprio, mas interagindo sempre para a promoção das duas instituições”, disse o Reitor.

Reportagem: Carlos Germano/Mariani Idalino
Edição: Aline Lins