Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e comitiva com representantes e empresários de Camarões fazem visitas técnicas em municípios paraibanos
conteúdo

Notícias

UFPB e comitiva com representantes e empresários de Camarões fazem visitas técnicas em municípios paraibanos

publicado: 15/06/2022 13h26, última modificação: 15/06/2022 13h26
Comitiva visitou empresa agroindustrial em Guarabira e foi recebida no Campus III da UFPB, em Bananeiras

IMG_6376.JPG

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, na última segunda-feira (13), uma visita técnica com empresários e representantes da República de Camarões ao município de Guarabira, para conhecer a empresa agroindustrial Guaraves, uma das maiores indústrias avícolas do Nordeste, e apresentar ao grupo o Campus III, de Bananeiras.

A visita foi realizada com o intuito de apresentar técnicas modernas brasileiras da área da agricultura ao governo da República de Camarões, tendo em vista que o mesmo deu início a um programa que busca obter, até 2030, a autossuficiência de alimentos para as regiões do país.

Da UFPB, estiveram presentes junto à comitiva o Reitor da Universidade, Prof. Valdiney Gouveia, o Pró-reitor de Planejamento, Prof. Paulo de Tarso, e o Pró-reitor de Pós-Graduação, Fernando Perazzo. De Camarões, participaram da visita a Diretora da  Escola Prática de Binguela, Natalie Melokol, o Coordenador Nacional do Programa de Empreendedorismo Agro-Pastoral Juvenil de Camarões (PEA Jeunes), Alfred Bela Tomo e alguns empresários. 

WhatsApp Image 2022-06-14 at 12.49.56 (4).jpeg

O papel da UFPB, na ocasião, segundo o Reitor da Instituição, Prof. Valdiney Gouveia, foi o de intermediar, apresentar e promover o conhecimento, as oportunidades e inovações presentes na Paraíba. 

“É importante que a Universidade se aproxime do setor produtivo. Que ela possa servir de conexão entre empresas, que possa, por meio de pesquisas, captar as possibilidades de recursos e investimentos e, assim, contribuir no desenvolvimento não só da empresa mas sobretudo no estado da Paraíba, tendo sempre como foco a população em geral”, explicou o Reitor.  

O Coordenador Nacional do Programa de Empreendedorismo Agro-Pastoral Juvenil de Camarões (PEA Jeunes), Alfred Bela Tomo, explicou que o encontro gerou inúmeros ganhos e possibilitou o aprendizado e conhecimento principalmente em relação à produção, estrutura e mecânica do sistema de agronegócio paraibano. 

WhatsApp Image 2022-06-14 at 12.49.58 (3).jpeg

Para ele, as técnicas utilizadas no Estado podem ser de grande ajuda, sobretudo devido às semelhanças existentes entre Camarões e a Paraíba, inclusive no que se refere ao clima e à vegetação. Todas elas, como enfatizou Alfred Bela Tomo, foram fundamentais e serão levadas e implementadas na região, em Camarões. Durante a reunião, o Coordenador também pontuou o desejo de firmar a parceria com a UFPB a fim de promover e desenvolver projetos futuros em Camarões. 

A Diretora da  Escola Prática de Binguela, Natalie Melokol, também agradeceu a visita e ressaltou que, além de produtiva, a oportunidade também serviu de aporte para a obtenção do conhecimento dos diferentes estágios da avicultura, sendo uma ótima troca de experiências na área,  que irá contribuir, segundo ela, no aprimoramento das técnicas utilizadas em Camarões. 

No que se refere ao âmbito empresarial, o empresário camaronês Antoine Rodrigue Essala pontuou: “O benefício é justamente juntar o ramo empresarial de Camarões com o ramo empresarial brasileiro. Temos 70 anos de independência, sabemos que o Brasil é uma referência no ramo do agronegócio, por isso buscamos soluções para poder implementar em Camarões. Queremos ser autossuficientes no ramo alimentar até 2030”, disse. 

Cópia de POSTS UFPB INICIO ABRIL2022 (5).png

Por fim, o Reitor da UFPB destacou a importância da parceria com Camarões e afirmou que a UFPB encontra-se de portas abertas para o estabelecimento de parcerias com empresas e órgãos públicos que desejem o aporte da Instituição em algum setor. 

“Na visita de hoje, não poderia esperar outra coisa senão oportunidades. Oportunidades para a UFPB, para o governo de Camarões e para os empresários. Que eles possam trazer conhecimento e também levá-lo. Temos muito a aprender com Camarões e eles conosco”, analisou o Prof. Valdiney. “Neste sentido, existem várias oportunidades aqui na UFPB e a Universidade quer isso, essa inserção internacional, a possibilidade de estabelecer parcerias, de buscar fomentos externos e com isso engrandecer mais ainda a nossa Universidade”, concluiu o Reitor.

IMG_2192.JPG

 

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins e Oriel Farias