Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é contemplada com 66 novas bolsas da CAPES em 2023

UFPB é contemplada com 66 novas bolsas da CAPES em 2023

publicado: 21/03/2023 16h45, última modificação: 21/03/2023 16h45
Serão ao todo 1.149 bolsas para atender a estudantes de mestrado e doutorado da instituição

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai ofertar, este ano, 66 novas bolsas para estudantes dos programas de pós-graduação, sendo 23 de mestrado e 43 de doutorado. O aumento foi anunciado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do governo federal que financia as bolsas.

Com 1.149 bolsas da CAPES para o ano de 2023, a UFPB teve um percentual de acréscimo de 6,1% em relação à quantidade de benefícios concedidos em 2022. Um dos programas contemplados na instituição foi o de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA). Vinculado ao Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) do Campus IV (Litoral Norte), o PPGEMA recebeu 23 bolsas, 15 a mais do que no ano anterior.

“É fundamental o aporte de novas bolsas para a redução da evasão de alunos, para que eles consigam se dedicar de forma integral ao programa, focando seus esforços no desenvolvimento do seu projeto”, avaliou o Pró-reitor de Pós-graduação (PRPG) da UFPB, professor Luiz Medeiros.

Reajustados no último mês de fevereiro, os valores das bolsas da CAPES são de R$ 2.100 para mestrado e de R$ 3.100 para doutorado. Para as 66 novas bolsas concedidas aos programas de pós-graduação da UFPB, haverá um incremento ao ano da ordem de R$ 2,2 milhões nos recursos repassados para bolsistas da Universidade.

São considerados diversos indicadores para a concessão das bolsas da Capes: o desempenho na Avaliação Quadrienal que o órgão realiza, o nível do curso (mestrado ou doutorado) e a ponderação de dois fatores: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de forma a priorizar os municípios com indicadores mais baixos, e a Titulação Média de Cursos (TMC), que retrata a média anual de discentes titulados no período de 2018 a 2021. O modelo de concessão adotado em 2023 está descrito no portal da CAPES.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins