Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é contemplada com 88 bolsas de iniciação científica da Fapesq

UFPB é contemplada com 88 bolsas de iniciação científica da Fapesq

publicado: 30/07/2021 10h05, última modificação: 30/07/2021 10h11
A Universidade conseguiu o maior contingente de bolsas no Estado: 42% no total

Foto: Aline Lins

Nesta quinta-feira (29), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi contemplada com 88 bolsas de iniciação científica no Edital Nº 08/2021, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect). As bolsas serão destinadas aos estudantes egressos da rede pública do estado da Paraíba, regularmente matriculados em cursos de graduação. Ao todo, a federal paraibana deve receber em torno de R$ 422.400,00.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa (Propesq), Valdir Braga, a UFPB aprovou o maior contingente de bolsas na Paraíba, sendo 42% do total. “Esse quantitativo representa um incremento de 8% no total de bolsas que a instituição possui. Elas serão para alunos que ingressaram na universidade, portanto, que estejam no 1º e 2º período”, explicou.

As bolsas devem ser implementadas a partir de Setembro deste ano, com o valor de R$ 400 mensais e duração de 12 meses. A submissão das propostas e a seleção dos bolsistas será realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), em edital que deverá ser divulgado. Todas as áreas de ensino poderão concorrer.

O bolsista que for contemplado deve dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, de acordo com plano de trabalho estabelecido com seu orientador. Além disso, não pode ter bolsa em outro programa de mesma natureza ou similar.

Segundo a Fapesq, o edital tem como objetivo estimular estudantes do ensino superior em práticas de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência.

Para participar, as instituições que concorreram precisavam possuir um programa de iniciação científica; ter um coordenador institucional responsável pela iniciação científica; e realizar processo seletivo para a escolha dos bolsistas.

A Fapesq está investindo recursos na ordem de R$ 960 mil, oriundos do Tesouro Estadual. Na Paraíba, além da UFPB, foram contempladas a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 50 bolsas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), também com 50 bolsas, e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que abarcou 12 bolsas.

Reportagem: Carlos Germano com informações da Fapesq/PB
Edição: Ascom/UFPB