Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é contemplada com 92 bolsas em edital de iniciação científica da Fapesq para egressos da rede pública

publicado: 11/04/2022 12h50, última modificação: 11/04/2022 12h50
Objetivo do edital é desenvolver o pensamento científico dos estudantes oriundos das escolas da rede estadual da Paraíba no ensino superior

Foto: Pexels/Kindel Media

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi contemplada com 92 bolsas de Iniciação Científica concedidas por meio de edital promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia – Seect. O Resultado Final do Edital foi divulgado nesta segunda-feira (11).

Por meio do edital, são concedidas cotas de bolsas de iniciação científica às instituições de ensino Superior - IES públicas localizadas no estado da Paraíba, destinadas a estudantes egressos da rede pública do estado da Paraíba regularmente matriculados em cursos de graduação. No edital, estão sendo destinadas, ao todo, 250 bolsas de Iniciação Científica, no valor de R$ 400,00 mensais, para estudantes que estejam regularmente matriculados no 1º ou 2º período de seus cursos.

Além da UFPB, também foram contempladas a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 88 bolsas; a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a destinação de 50 bolsas; e o Instituto Federal da Paraíba, com 20 bolsas. As bolsas terão duração máxima de 12 meses.

Para financiamento das bolsas de iniciação científica, são alocados recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, oriundos do Tesouro Estadual.

O edital tem por objetivo desenvolver o pensamento científico dos estudantes oriundos das escolas da rede estadual da Paraíba no ensino superior, com atividades que permitam: Estimular estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência; Introduzir e disseminar a pesquisa nos cursos de graduação, possibilitando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; Estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes dos cursos de graduação nas atividades de iniciação científica; Contribuir para a formação de pessoas para a pesquisa; Contribuir para a formação científica de pessoas que se dedicarão a qualquer atividade profissional; Estimular a formação e a consolidação de grupos de pesquisa.

O resultado final da seleção das propostas está na página da Fapesq.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca deste Edital podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico: programas-projetos@fapesq.rpp.br

Com informações da Fapesq
Edição: Aline Lins - Ascom/UFPB