Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Corpo de Bombeiros iniciam parceria nas áreas de capacitação e de prevenção e combate a incêndio

publicado: 29/04/2021 18h43, última modificação: 29/04/2021 18h53
Cooperação surge na visita de gestores do Corpo de Bombeiros da Paraíba à UFPB
Foto: Oriel Farias
(Da esq. para dir.) Pró-Reitora de Extensão Berla Moraes, Presidente da ACI-UFPB Sandro Torres, Diretor de Divulgação e Ações Acadêmicas da ACI-UFPB Alexsandro dos Santos, Comte. Coronel Marcelo de Araújo, Reitor Valdiney Gouveia, Subcomandante Cel. Lucas Medeiros e Tenente-Coronel Nazareno Morais

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), a visita do Comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, o Coronel Marcelo Augusto Bezerra de Araújo, o Subcomandante-geral, Cel. Lucas Medeiros Severiano de Lima e o diretor de atividades técnicas, o Tenente-Coronel Nazareno de Oliveira Morais, para discutir parcerias entre as instituições nas áreas de capacitação e de prevenção e combate a incêndio e pânico.

“É a primeira vez que o Corpo de Bombeiros está presente na UFPB, penso que é uma parceria importante para as duas instituições, temos um corpo técnico importante e o Corpo de Bombeiros nos oferece todo o suporte pois eles têm expertise em brigada contra incêndio”, explicou o Reitor Valdiney Gouveia.

As parcerias visam, por exemplo, a promoção de cursos de capacitação pelo Corpo de Bombeiros para engenheiros, arquitetos e outros servidores da Universidade visando a elaboração de projetos eficientes no âmbito da segurança contra incêndio e, por outro lado, a qualificação dos recursos humanos do Corpo de Bombeiros em cursos de pós-graduação.

Reitor Valdiney Gouveia e Comandante-geral Marcelo de Araújo

“É importante demais o que foi iniciado, hoje, aqui. O principal é que a sociedade vai ganhar com essa parceria do Corpo de Bombeiros com a UFPB, temos certeza absoluta de que o que está sendo construído aqui vai trazer benefícios a toda a sociedade”, destacou o Comandante-geral, Cel. Marcelo Augusto Bezerra de Araújo.

Pela UFPB, também participaram do encontro o Prof. Sandro Marden (presidente da Agência de Cooperação Internacional), a Profa. Berla Moraes (Pró-reitora de Extensão da UFPB) e o Prof. Alexsandro Santos (do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis – CEAR). Eles discutiram a possibilidade de envolvimento das ações de extensão e de internacionalização nessa parceria.

“Pensando, inclusive, sobre parcerias em que pudéssemos fazer a triangulação Corpo de Bombeiros, UFPB e alguma organização internacional para desenvolver ações e equipamentos contra incêndio. Nosso propósito é colocar a Universidade à disposição da sociedade como um todo”, acrescentou o Prof. Valdiney Gouveia.

Para o Prof. Sandro Marden é importante essa conexão institucional entre a Universidade e o Corpo de Bombeiros. O docente acompanhou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e o Subcomandante-geral em uma visita ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais, onde existem pesquisas que podem ser aplicadas no combate a incêndio.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias