Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e embaixador da Turquia assinam termo de cooperação para intercâmbio com Universidade de Ancara

publicado: 14/12/2021 18h43, última modificação: 14/12/2021 18h43
Objetivo é o intercâmbio estudantil e de pesquisadores, além de programa de professor visitante entre as universidades

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta terça-feira (14), o embaixador da República da Turquia no Brasil, Murat Yavuz Ateş, para assinatura de termo de cooperação entre a Universidade de Ancara e a UFPB. O termo assinado estabelece as condições que serão aplicadas para intercâmbio estudantil e de pesquisadores, além de programa de professor visitante entre as universidades.

A solenidade ocorreu na Reitoria e contou com a participação do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Prof. Sandro Marden, o Pró-reitor de Planejamento, Prof. Paulo de Tarso e vários outros pró-reitores da Instituição, o Prof. Lauro Santos, do Curso de Farmácia da UFPB, além da presença da assessora para assuntos internacionais da Secretaria de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, Marina Gaudêncio.

De acordo com o documento, que foi previamente assinado pelo Reitor da Universidade de Ancara, Prof. Necdet Ünüvar, os estudantes que vierem a participar do programa de intercâmbio poderão permanecer por até dois semestres acadêmicos em ambos os países; enquanto o intercâmbio entre professores e pesquisadores ocorrerá para o desenvolvimento de projetos em conjunto, programas de treinamento e cursos de qualificação.

Para Prof. Valdiney Gouveia, é importante abrir as portas da Universidade para demonstrar as oportunidades existentes na UFPB e também na Paraíba como um todo, promovendo Estado e municípios. “A ideia é que possamos intercambiar não somente estudantes, professores, mas também recursos, tecnologias, aprendizados e estabelecer cooperação que seja efetiva. A vinda de embaixadores aqui significa abrir uma porta para o diálogo. Nós queremos fazer uma parceria com universidades estrangeiras, inclusive, estabelecendo ou promovendo universidades irmãs ou gêmeas, uma correspondente no Brasil e na Turquia, ou em um país com o qual a gente faça cooperação”, afirmou o Reitor.

Segundo o embaixador da Turquia, Murat Yavuz Ateş, esse tipo de acordo entre as universidades é relevante porque ambos, Brasil e Turquia, são países muito importantes e que têm um grande potencial. “A cooperação é muito interessante para as universidades, eu acredito que os estudantes e professores vão passar a conhecer uns aos outros e haverá muitas formas de cooperação, muitos resultados frutíferos e concretos”, disse o diplomata.

O Prof. Sandro Marden, presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), acredita que a parceria entre as universidades será positiva para a UFPB, uma vez que a universidade de Ancara é destaque em pesquisas da área médica, na qual a UFPB também tem muito a contribuir. Durante a visita, o Prof. Valdiney Gouveia também destacou o desenvolvimento do turismo e hotelaria na Turquia ao longo dos últimos anos, indicando interesse no intercâmbio de conhecimentos nessas áreas que são de relevância para as cidades paraibanas.

Após a assinatura do termo de cooperação, a comitiva realizou uma visita ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), onde o embaixador foi recepcionado pelo Superintende, Dr. Marcelo Tissiani, que apresentou alguns serviços de destaque da unidade, como o Serviço de Fissuras Labiopalatinas e a unidade de Diagnóstico por Imagem, que conta com área reservada para a realização de exames de ressonância magnética.

Toda cooperação que possa alcançar o ensino, a pesquisa, a extensão, ela é sempre muito bem-vinda. Termo oportunidade de encurtar laços e poder fomentar novas fontes de pesquisa com outros países sempre faz com que a UFPB e o HULW possam crescer em uma direção profícua fazendo com que o ensino cada vez seja a principal veia da Instituição”, disse Tissiani.

O grupo também realizou visitas ao Laboratório de Energias Renováveis (CEAR), Laboratório de Bioenergias e Laboratório de Materiais do Núcleo de Pesquisa de Materiais (NEPEM).

Recentemente a UFPB recebeu a visita dos embaixadores de Camarões e Azerbaijão. Além disso, assinou convênio com a China, resultando em entendimento para criação de um curso online de Mandarim, certificado pela Cooperação Internacional para a Língua Chinesa, o qual será realizado em dois semestres no ano de 2022.

Reportagem: Elidiane Poquivique
Edição: Aline Lins