Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e embaixador de Camarões discutem parceria para mobilidade acadêmica

UFPB e embaixador de Camarões discutem parceria para mobilidade acadêmica

publicado: 19/11/2021 18h00, última modificação: 19/11/2021 18h11
Reunião contou com participação do secretário da Educação Superior do MEC e do Reitor da Universidade de Yaoundé II

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta sexta-feira (19), a visita do embaixador de Camarões no Brasil, Martin Mbeng, com o objetivo de estabelecer parcerias e o compartilhamento de atividades e pesquisas acadêmicas e científicas. Ele foi recebido pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia.

De acordo com o embaixador, a parceria com a UFPB é importante para facilitar a mobilidade de estudantes. “Cada vez que duas instituições se unem é possível criar oportunidades de desenvolvimento e a consolidação das parcerias”, disse Martin Mbeng.

O embaixador veio ao Brasil acompanhado da sua esposa, Laura Mbeng, e do ministro-conselheiro da Embaixada do Cameroun, Dr. Paulin Martial Tchenzette.

Ele iniciou sua agenda, nesta sexta-feira (19), com a visita ao vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, no Centro Administrativo Municipal, encontro no qual participou o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), Prof. Sandro Marden, Profa. Leila Bijos, da Universidade de Brasília, o secretário de Gestão Governamental da PMJP, Diego Tavares, e Marina Gaudêncio, responsável por assuntos internacionais da PMJP.

Já na UFPB, o embaixador participou, no Gabinete da Reitoria, de uma reunião virtual entre o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e o Reitor da Universidade de Yaoundé II, Prof. Adolphe Minkoa She, visando a assinatura de um termo de cooperação, prevista para o mês de março de 2022. A videoconferência contou com a participação do Reitor da Universidade de Yaoundé II, Prof. Adolphe Minkoa She, do secretário da Educação Superior do Ministério da Educação do Brasil (MEC), Wagner Vilas Boas, e da embaixadora do Brasil nos Camarões, Vivian Loss Sanmartin.

Da Reitoria, o grupo foi conhecer o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), que tem como superintendente Dr. Marcelo Tissiani, e seguiu em visitas a laboratórios da UFPB no Campus I, em João Pessoa, entre os quais o Laboratório de Combustíveis e Materiais (Lacom), onde foi recebido pela coordenadora, Profa. Ieda Maria Garcia dos Santos, e sua equipe. Já no Centro de Tecnologia (CT), o diretor Marcel de Gois apresentou as instalações ao embaixador.

Há uma relação estreita de origem, histórica, entre países africanos e o Brasil, e o que nós fazemos aqui é referendar isso com essa parceria, inclusive com a possibilidade de criação do Instituto de Língua Portuguesa em Camarões; isso é importante para a cultura brasileira, mas também é importante trazer Camarões para muito mais perto do Brasil. Os dois países têm um potencial enorme, compartilhamos diversos aspectos como agricultura e energias renováveis e o que nós queremos é aprimorar e dar a chance de que professores, estudantes e técnicos tenham mobilidade entre os países, e que, com isso, ambas as universidades envolvidas possam de fato crescer, se internacionalizar cada vez mais e gerar oportunidade não só para a sua comunidade, senão para a sociedade como um todo”, explicou o Reitor Valdiney Gouveia.

encontro na UFPB também teve a presença da Profa. Ana Martorelli, diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB). Ela disse que a UFPB tem trabalhado com países africanos de língua portuguesa e não portuguesa, como é o caso dos Camarões, de língua oficial francesa.

De acordo com Prof. Sandro Marden, a gestão do Prof. Valdiney Gouveia tem um olhar especial para o estabelecimento de parcerias e a UFPB tem buscado estreitar as relações com instituições de ensino de países da África. Por meio da ACI, a UFPB já desenvolveu dois programas que colocam aquele continente em evidência. “O primeiro, é com países da costa oeste da África, nós já assinamos acordo com Guiné Bissau, já nos reunimos com seis embaixadores de países da região, e essa reunião de hoje é a consolidação dessas ações”, pontuou o Prof. Sandro Marden.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia