Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Energisa assinam convênio de eficientização energética com foco na redução de custos e sustentabilidade
conteúdo

Notícias

UFPB e Energisa assinam convênio de eficientização energética com foco na redução de custos e sustentabilidade

publicado: 17/05/2022 18h11, última modificação: 17/05/2022 18h14
Termo de Adesão assinado nesta terça-feira (17) prevê implantação de sistema de geração fotovoltaica

Economia de R$ 57 mil ao ano e 164,52 MWh em energia, suficiente para abastecer 69 residências com consumo mensal de 200 kWh. Essa é a previsão de redução de custos com energia elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), após a conclusão do projeto de Eficientização Energética pela Energisa. O Termo de Adesão foi assinado pelo diretor-presidente da Energisa, Marcio Zidan, e pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, nesta terça-feira (17), durante reunião na Sede da concessionária.

Com investimentos de mais de R$ 263 mil, o convênio prevê a substituição de 1.235 lâmpadas tradicionais por iluminação LED e implantação de sistema de geração fotovoltaica, com instalação de 66 painéis solares. As obras serão iniciadas em junho e devem ser finalizadas até agosto deste ano.

O encontro contou ainda com as presenças do diretor-técnico da Energisa, Jairo Perez, e da especialista em eficiência energética da Energisa, Ana Paula Nunes. Pela UFPB, além do Reitor Valdiney Gouveia, participaram o superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Jairo Inocêncio, os professores do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) Yuri Percy Molina Rodriguez e Ademar Virgolino da Silva Netto, a Profa. Kelly Gomes, diretora-presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), e a Profa. Fátima Agra, presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB).

“O movimento de unir instituições e pensar em sustentabilidade é um caminho sem volta, pois são ações que proporcionam retorno para as gerações futuras”, explicou Marcio Zidan. Ele ressaltou, ainda, que a Energisa tem total interesse em integrar diversos outros projetos de inovação na UFPB. “Todo investimento feito em universidades reflete em desenvolvimento e melhorias para a comunidade de modo geral”, explicou Marcio Zidan.

 

Para o Reitor Valdiney Gouveia, a parceria reforça a interação existente entre a Energisa e a UFPB. “A Energisa conta com ex-alunos nossos, que aqui atuam; já temos parcerias com a Energisa e esse termo reforça essas parcerias e dão a possibilidade de que a UFPB possa empreender, por um lado, e por outro lado economizar recursos, que podem ser utilizados em outras ações, sobretudo no campo energético, que venham a favorecer a nossa Universidade”, afirmou o Reitor.

Realizada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a iniciativa tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos inovadores, como a substituição das luminárias convencionais por outras de LED, mais eficientes e com vida útil maior.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia