Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Energisa negociam detalhes para instalação de linha de distribuição de energia no Campus I

publicado: 21/11/2022 21h17, última modificação: 21/11/2022 21h17
A linha de distribuição integrará futura subestação de energia da UFPB

Foto: Oriel Farias

Na última sexta-feira (18), representantes da gestão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participaram de reunião na Diretoria da Energisa, concessionária de energia elétrica que atua na Paraíba, para tratar da instalação de uma linha de distribuição de energia que se ligará a futura subestação de energia 69kV, a ser construída na universidade.

Estiveram presentes o Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, a Vice-Reitora Liana Filgueira, a Superintendente de Orçamento e Finanças, Nicole Sales, o Superintendente de Infraestrutura, Jairo Dias, o Coordenador de Orçamento, Fernando Costa, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo de Tarso, além do Diretor-Técnico da Energisa, Jairo Perez, e do Diretor-Presidente Márcio Zidan.

Durante a reunião foi discutida a contratação da linha de distribuição. De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB “foram acertados os detalhes, pois para que possamos contratar a Energisa, é necessário que a empresa realize um projeto e submeta à universidade”, disse Paulo de Tarso.

A linha de distribuição que será instalada terá origem na subestação energética Pedro II até chegar à futura subestação da UFPB, no Campus I, em João Pessoa, de onde terá prosseguimento para distribuição da energia também para Tambaú.

Segundo Jairo Perez, Diretor-Técnico da Energisa, a reunião com a comitiva da UFPB foi excelente. “É sempre bom receber o reitor da UFPB aqui na Energisa, sempre pleiteando coisas bacanas para a universidade, agora em uma luta para fazer uma linha e uma subestação 69kv que vai dar mais capacidade à universidade, que pagará uma conta mais barata, quer dizer, a sociedade termina ganhando com isso”, disse.

De acordo com o Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, na reunião ficou definido que todo o custeio da realização do projeto de engenharia para instalação da linha de distribuição será assumido pela Energisa. “Com esse material nós vamos receber uma energia melhor, e a Energisa vai usar a sequência da linha para Tambaú; é um projeto de engenharia que em princípio a UFPB gastaria R$ 125 mil para realizar, mas houve uma negociação e a Energisa vai cobrir tudo”, disse o Reitor.

Ainda de acordo com o Reitor, a Energisa vai dar celeridade ao andamento do projeto de engenharia para a instalação da linha de distribuição da subestação de energia elétrica a fim de permitir que a UFPB dê início, o mais breve possível, à realização dos empenhos financeiros necessários para contratação de empresa responsável pela execução do projeto de instalação da linha.

“Vamos tentar empenhar ainda este ano, então toda a nossa equipe, tanto a de orçamento como a equipe jurídica estará em contato para que a gente possa agilizar isso. Para nós há ainda uma segunda vantagem, porque o material será de qualidade superior, pois a Energisa vai utilizar o ponto na nossa linha para levar até Tambaú, isso significará que toda a fiação, todo o material vai ser mais reforçado. Então é um ganho na qualidade com que a energia chega na universidade”, disse o Reitor Valdiney Gouveia.

A subestação de 69kV tem o objetivo de estruturar a instituição na área energética, e vai proporcionar uma economia para a UFPB na ordem de R$ 400mil a R$ 500mil por mês, e R$ 5 milhões por ano, possibilitando com isso mais investimentos na atividade-fim da universidade. De acordo com o reitor da UFPB, ao todo serão necessários R$ 20 milhões de investimento da universidade para a instalação da subestação completa, sendo de 12 meses o prazo para entrega da obra. A previsão é que até o final de 2023 ou início de 2024 a obra esteja finalizada.

De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB o processo licitatório para a construção da subestação já está em andamento.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Fotos: Oriel Farias