Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Fapesq apresentam a estudantes detalhes sobre Programa Centelha II

UFPB e Fapesq apresentam a estudantes detalhes sobre Programa Centelha II

publicado: 29/03/2022 16h50, última modificação: 29/03/2022 16h53
Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Reitoria

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), realizaram, na manhã desta terça-feira (29), um encontro, no auditório da Reitoria da UFPB, para dirimir dúvidas sobre submissão de propostas ao Edital Centelha II, que é promovido pela Finep e apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

O evento contou com a participação do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, do Presidente da Fapesq, Roberto Germano, da Presidente da Inova-UFPB, Profa. Kelly Gomes, e do Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcelo Camargo.

Também participaram o Prof. Sílvio Rossi, docente da UFPB e coordenador de Inovação e Empreendedorismo da Fapesq, Suellen Finizola, assessora de Inovação da Fapesq, e Adriana Haguenauer, Gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da Finep.

De acordo com o Reitor, o edital é mais um incentivo para semear práticas empreendedoras dentro do âmbito da UFPB. Ele pontuou como as parcerias com diferentes instituições foram estabelecidas pela Universidade em favor do desenvolvimento científico-tecnológico e da aplicação do conhecimento.

“É necessário que nossas patentes possam se converter em ações e produtos concretos que beneficiem a sociedade como um todo. O edital visa novas startups e empreendimentos. E nós esperamos que esse movimento, cada vez mais, alcance estudantes e envolva professores e técnicos”, afirmou o Prof. Valdiney Gouveia.

A Profa. Kelly Gomes explicou que o edital Centelha II possui recursos de subvenção na ordem de R$ 60 mil para cada proposta contratada, com um adicional de R$ 26 mil por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que são destinados a bolsas, contratação de pessoas ou serviços para o desenvolvimento dos projetos.

“Ninguém pode alcançar seus objetivos sozinho. Então, por meio das parcerias, iremos trabalhar juntos para conseguir alcançar a nossa meta principal: colocar esses jovens no mercado de trabalho de uma maneira mais consciente. Dessa forma, eles vão poder empregar nos seus comércios, serviços e empreendimentos, de modo geral”, disse a Presidente da Inova.

Nesta edição, o programa ainda conta com o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no financiamento de recursos para a contratação total de 39 projetos.

Para o Presidente da Fapesq, Roberto Germano, o Programa Centelha trata-se de uma política de fortalecimento do ecossistema de inovação na Paraíba. Roberto destacou a necessidade da criação de startups em nível estadual, além de pontuar a potência da comunidade universitária da UFPB.

A Gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da Finep, Adriana Haguenauer, reforçou que é fundamental a participação de todos os pesquisadores. Ela registrou o percentual significativo de ideias submetidas por mestrandos, doutorandos e professores. “O engajamento no Programa Centelha é multiplicado quando os pesquisadores entram e estimulam os seus alunos a participarem”, disse.

Marcelo Camargo, Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, também espera que o evento possa ter contribuído para o aumento da submissão de projetos, despertando o interesse de pessoas no empreendedorismo inovador.

“Os anos de pandemia distanciaram os estudantes e têm provocado um certo desinteresse, tendo em vista as questões conjunturais econômicas e incertezas que enfrentamos no nosso país. Não podemos deixar que isso aconteça. O intuito desse momento é dar notoriedade ao Centelha, que é o maior programa de empreendedorismo inovador da América Latina”, afirmou Marcelo.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins