Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Funetec abrem seleção de profissionais para atuação em cursos de Educação de Jovens e Adultos

publicado: 27/01/2023 16h10, última modificação: 27/01/2023 16h10
A seleção busca formar um cadastro de reserva. Inscrições estão abertas até 1º de fevereiro

Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CPT-ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) publicaram edital de seleção de cadastro de reserva de profissionais para atuação em 27 encargos, no Programa de Apoio à Oferta de cursos da EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica – EPT.

De acordo com o edital, serão 10 oportunidades para professores e 17 para encargos técnicos, que serão preenchidos, preferencialmente, por servidores ativos da UFPB. No entanto, também podem se inscrever candidatos externos.

As inscrições estarão abertas de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, de forma gratuita, pelo endereço eletrônico www.funetec.com.

Os candidatos vão compor o cadastro de reserva de encargos que apoiarão a realização de 10 cursos de Formação Inicial e Continuada e três cursos Técnicos, a serem executados no programa de apoio à oferta de cursos da EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica – EPT, ofertados pelo Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde da UFPB, ao longo dos anos de 2023, 2024 e 2025.

Pelo edital será composto cadastro de reserva para os encargos de Assistente de salas de aula e ambiente, supervisor de curso técnico, supervisor de curso FIC, supervisor cursos EAD, supervisor de ambientes/agente de limpeza, auxiliar de práticas laboratoriais em saúde/busca ativa cursos técnicos, auxiliar de práticas laboratoriais em saúde/busca ativa cursos FIC; auxiliar acadêmico no sistema prisional; auxiliar acadêmico mediador formação docente EaD; gestor de registro acadêmico e TI plataformas digitais (moodle e Sigaa); auxiliar acadêmico presencial (Cabedelo, Bayeux, Santa Rita); auxiliar de gestão local (Cabedelo, Santa Rita, Bayeux); supervisor e pesquisador pedagógico; gestor acadêmico; revisor de processos e atividades gestoras; assistente de mídias comunicação social e designer; assistente estudantil e suporte em psicologia.

Também há cadastro de reserva para o encargo de professor nas áreas de: Saúde Bucal, Meio Ambiente, Saúde, Análises clínicas (Farmácia), Letras (Português), Informática, Ciências Humanas, Artesão de Biojoias, Segurança do Trabalho e Educação de Jovens e Adultos.

A classificação será realizada em fase única por meio da análise dos documentos e tabela de pontuação, segundo tabela discriminada no edital nº 1/2023 da Funetec. O resultado final será divulgado em 15 de fevereiro. Por se tratar de cadastro de reserva o chamamento dos candidatos classificados se dará considerando as necessidades para cada encargo e disponibilidade financeira.

A Diretora do CPT-ETS, Profa. Soraya Franco, explica que a seleção de profissionais ativos da UFPB ou externos para compor o EJA Integrado à Educação Profissional visa escolher principalmente aqueles que já tenham conhecimento na área da EJA, a fim de subsidiar a assistência educacional e acadêmica voltada para o público estratégico possibilitando êxito e permanência dos alunos da EJA.

“Com esse público nós trabalhamos com especificidades e metodologias distintas dos nossos cursos regulares. Então a importância desses profissionais já terem expertise é que eles sabem da relevância de lidar com esse público, que na maioria das vezes passa o dia inteiro trabalhando e quer terminar o Ensino Médio. Então esses profissionais já conhecem o perfil, já sabem da especificidade, a metodologia que deverá ser utilizada, os arranjos e rearranjos que devem ser feitos a fim de atender nosso público-alvo, esse é nosso objetivo”, disse a docente.

Os valores de pagamentos dos profissionais selecionados variam de acordo com cada encargo, conforme descrito no edital. Por exemplo, os professores receberão R$ 50 por hora/aula; enquanto o supervisor de curso fará jus a remuneração de R$ 36 por hora trabalhada.

As aulas poderão ser executadas no próprio município participante do programa (EJA); no Campus I da UFPB, em João Pessoa, no CPT/UFPB ou em outro ambiente adequado à prática docente. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail selecaorh@funetec.com.

No edital também podem ser conferidos os requisitos mínimos de capacitação para cada encargo, requisitos de acesso para os servidores da UFPB, bem como o turno de atuação dos profissionais a serem selecionados; além da previsão de realização de cada um dos cursos FIC e Técnico nos quais os profissionais serão chamados a atuar.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins