Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e PMJP assinam convênio que viabiliza cooperação técnico-científica para proteção da Barreira do Cabo Branco

publicado: 29/10/2021 15h44, última modificação: 13/12/2022 12h13
Cerimônia de assinatura aconteceu nesta sexta-feira (29), no prédio da Reitoria da UFPB

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, e o Prefeito de João Pessoa (PMJP), Cícero Lucena, assinaram, na tarde desta sexta-feira (29), no prédio da Reitoria da UFPB, um protocolo de intenções para viabilizar soluções para a estabilização da Barreira do Cabo Branco e a sua proteção, bem como propiciar condições para a cooperação técnico-científica entre as duas instituições para implementação de atividades conjuntas em pesquisa, desenvolvimento e inovação, ensino EaD, extensão tecnológica, capacitação e oferta de estágios.

Além do Reitor e do Prefeito, também participaram da solenidade a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, acompanhando o prefeito Cícero Lucena também compareceu o Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro, a Secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (SECITEC/PMJP), Profa. Margareth Diniz, e a Diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Aline Grisi, além do superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Dr. Marcelo Tissiani, pró-reitores, superintendentes e outros dirigentes de órgãos da UFPB.

Segundo o Reitor Valdiney, a UFPB possui o corpo docente capacitado e as ferramentas necessárias para oferecer suporte técnico às ações da Prefeitura. Ele também destacou as parcerias mantidas pela UFPB com universidades internacionais especializadas na área de contenção de barreiras.

“A UFPB possui expertise em diversas áreas e, neste caso, nós iremos contribuir no conhecimento da Engenharia. Além disso, temos parcerias com universidades internacionais de expertise em matéria de contenção de barreiras. Com essas parcerias internacionais e com o nosso aporte técnico, buscamos colaborar com a cidade de João Pessoa”, ressaltou o Reitor.

“A academia, através da UFPB, vai ser muito importante para que alcancemos nossos objetivos. Nos projetos conduzidos até então, a barreira não foi tratada de forma isolada. Agora, estaremos realizando isso, utilizando duas das melhores tecnologias do mundo, que são encontradas na Universidade de Madrid e Universidade de Lausanne. Isso acontece por meio da UFPB”, pontuou o prefeito Cícero Lucena.

O Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro também expressou apoio às iniciativas das duas entidades, apontando ainda a função exercida pela UFPB em problemáticas da gestão pública.

“Quero saudar o Reitor e o Prefeito pela iniciativa. É fundamental que, em desafios relacionados ao meio ambiente, mobilidade e energia, a Universidade participe ativamente junto com a gestão pública em busca de soluções. A Universidade Federal da Paraíba está de parabéns”, afirmou o Deputado.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins