Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e PMPB estudam parcerias nas áreas de educação, tecnologia e segurança

UFPB e PMPB estudam parcerias nas áreas de educação, tecnologia e segurança

publicado: 18/03/2021 15h12, última modificação: 18/03/2021 15h21
Reitor Valdiney Gouveia foi recebido no Comando-Geral da Polícia Militar pelo Cel. Euller Chaves

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, foi recebido na tarde desta quarta-feira (17) pelo comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves, para discutir parcerias entre as instituições no campo educacional, científico, de tecnologia, inteligência artificial e segurança pública.

Entre as possibilidades para convênios estão a oferta de pós-graduação stricto sensu para a qualificação dos policiais militares. O comandante-geral, Euller Chaves, sugeriu, por exemplo, um projeto voltado para mestrado profissional em segurança pública e defesa social, bem como uma pós-graduação em gestão pública e liderança, ambas iniciativas focadas na formação e preparação do oficial.

Também foram discutidos na reunião a criação de um observatório integrado voltado para segurança pública e projetos na área de tecnologia, visando, por exemplo, o uso de aeronaves não pilotáveis (drones), softwares voltados para a comunidade, ações de apoio a segurança na UFPB, entre outras possibilidades.

O Prof. Valdiney Gouveia destacou a relevância de uma parceria entre a UFPB e a Polícia Militar da Paraíba. “Penso que as duas instituições podem se beneficiar mutuamente, em expertises que ambas têm. Entendo que é um passo importante para que a UFPB e a Polícia Militar da Paraíba possam dar respostas eficazes à sociedade paraibana”, analisou o Reitor.

Tanto para o Reitor quanto o comandante-geral da PMPB, as instituições públicas precisam estar alinhadas às necessidades comunitárias. “Ficamos honrados com a presença do nosso Reitor; nós temos boas perspectivas de parcerias no campo puramente educacional e a leitura dele se combina com a da Instituição, de que nós precisamos estar na sociedade, nas comunidades”, disse o Cel. Euller Chaves. Ele adiantou que também pretende visitar a UFPB, com sua equipe, para conhecer mais as possibilidades e colocar a Polícia Militar à disposição.

Também participaram da reunião os coronéis José Ronildo (diretor de Educação da PM) e Luiz Tibério, além do tenente-coronel Roberto Alves da Silva.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias, Aline Lins e Heberton Costa - Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMPB