Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Prefeitura de João Pessoa discutem medidas para castração de animais abandonados
conteúdo

Notícias

UFPB e Prefeitura de João Pessoa discutem medidas para castração de animais abandonados

publicado: 03/04/2023 17h44, última modificação: 03/04/2023 18h23
Semam dará início a mapeamento dos cães e gatos no Campus I e ação do Castramóvel acontecerá entre maio e junho

Foto: Vinícius Vieira

A Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), profa. Liana Filgueira, recebeu nesta segunda-feira (03) o coordenador de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa, Ítalo Oliveira, no gabinete da Reitoria.

Durante a visita, a Vice-Reitora reforçou o pleito para que a equipe da Secretaria, por meio do Castramóvel, realize as castrações dos animais abandonados por todo o Campus I, evitando, assim, a procriação de cães e gatos com vistas ao controle populacional desses animais na localidade. 

Conforme a Vice-reitora, o último levantamento realizado por protetores de animais que atuam na UFPB, em 2019, mostrou que existem aproximadamente 900 animais abandonados no campus de João Pessoa.

“A UFPB se sensibiliza com essa situação e apoia a iniciativa. Além de avançar com etapas burocráticas, isto é, encontrar o espaço onde seja possível instalar o equipamento e atualizar o nosso convênio com a Prefeitura de João Pessoa, pretendemos fazer campanhas educativas, pois, além de ser uma crueldade para com o animal, o abandono desses animais é um crime”, explicou a professora Liana. 

O Castramóvel é um equipamento da Semam montado no formato de trailer e equipado com espaço para sedação, cirurgia e repouso dos animais. Nele, atuam três profissionais: dois veterinários (um cirurgião e um anestesista) e um auxiliar da área.  

Foto: Arquivo Secom/JP

De acordo com Ítalo, para que as cirurgias sejam realizadas, são necessárias várias etapas como o mapeamento dos animais pelos técnicos da Semam e a identificação por meio de registro fotográfico. “Em locais públicos onde há grande número de animais abandonados, efetuamos também a captura dos bichinhos antes de fazer a intervenção cirúrgica e ficamos responsáveis também pelo pós-operatório, que pode durar até 72 horas, quando finalmente devolvemos o animal ao seu local de origem”, esclarece. 

A previsão é de que o mapeamento dos cães e gatos, a primeira fase da série de ações, seja iniciado na próxima semana pela Semam, com a etapa de realização das castrações previstas para o período entre maio e junho deste ano.  

Participaram também da reunião a chefe de educação ambiental da Semam, Suelen Finizola, e as servidoras técnico administrativas Edvânia Almeida, Sandrelli Meridiana e Adriana Ura, protetoras de animais e coordenadoras das iniciativas ‘Sem Abandonos’ e ‘Animais Comunitários na UFPB’, dois projetos de extensão da UFPB que tratam da temática de abandono de animais nos campi da Instituição.

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Vinícius Vieira e Arquivo Secom/JP
Ascom/UFPB