Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Prefeitura de JP celebram acordo para impulsionar economia criativa
conteúdo

Notícias

UFPB e Prefeitura de JP celebram acordo para impulsionar economia criativa

Laboratório de Inovação Cultural começa a funcionar em janeiro
publicado: 19/12/2019 20h22, última modificação: 19/12/2019 20h24
Um dos principais projetos do convênio visa recuperar memória afetiva da capital. Crédito: Angélica Gouveia

Um dos principais projetos do convênio visa recuperar memória afetiva da capital. Crédito: Angélica Gouveia

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Margareth Diniz e o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo assinaram, nesta quinta-feira (19), um termo de cooperação para criação e início das atividades do Laboratório de Inovação Cultural (Labin), responsável pela criação, desenvolvimento e implantação de políticas públicas voltadas para o fomento à economia criativa.

A ação está inserida nas atividades do programa João Pessoa Cidade Criativa, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O laboratório começará a funcionar em janeiro, no 1° andar da Casa do Empreendedor, na Villa Sanhauá, no Centro Histórico de João Pessoa.

A reitora Margareth Diniz destacou que é uma parceria de sucesso para a UFPB. “É um projeto que vai nos proporcionar inovação e avanço, de grande importância para a Paraíba”, afirmou.

O professor do Departamento de Design da UFPB Kléber Barros ressaltou a participação conjunta e estratégica de docentes e discentes para a realização de projetos de pesquisa e de extensão atrelados ao Labin.

“A gente vai entrar para fundar as bases de atuação do Labin. Temos a intenção de fomentar, desenvolver e executar projetos ligados à economia criativa do Estado. Vamos pensar e trazer competências para desenvolvê-la”, apontou.

Para o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo foi uma alegria firmar essa parceria com a UFPB. “Será mais uma oportunidade para trabalhar essa transversalidade, não apenas com relação ao artesanato, que credenciou João Pessoa ao Programa Cidades Criativas da Unesco, mas com diversas outras áreas”, disse.

O acordo possibilita o trabalho conjunto do Programa João Pessoa Cidade Criativa com a UFPB em diversos projetos. O principal deles, objeto deste acordo, é uma pesquisa sobre a memória afetiva da capital.

Jonas Vieira | Ascom/UFPB