Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Prefeitura de JP farão parceria em busca de soluções para estabilização e proteção da Barreira do Cabo Branco

publicado: 20/10/2021 15h31, última modificação: 20/10/2021 15h45
Reunião entre o Reitor Valdiney Gouveia e o Prefeito Cícero Lucena ocorreu no Centro Administrativo Municipal

A parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deverá viabilizar ações visando devolver à população paraibana a Barreira do Cabo Branco, um dos principais pontos turísticos da Paraíba, que sofre processo de degradação pela erosão marítima. O assunto foi pauta de encontro do Reitor Valdiney Gouveia e o Prefeito Cícero Lucena, nesta quarta-feira (20), no Centro Administrativo Municipal, sede da administração municipal.

O Reitor Valdiney Gouveia, que foi convidado pelo Prefeito para a reunião, adiantou que a UFPB e a PMJP assinarão, até o dia 29 de outubro, um termo de parceria entre as duas instituições, tratando sobre várias ações, entre elas, soluções para a estabilização da barreira do Cabo Branco e a sua proteção, estudo e recuperação do rio Jaguaribe.

De acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, a UFPB tem expertise, equipamentos e profissionais qualificados que podem somar à equipe da Prefeitura para pensar em soluções e implementá-las, visando reverter o quadro em que se encontra a Barreira do Cabo Branco, por exemplo.

“Discutimos as colaborações que podem ser realizadas entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba e, inclusive, universidades estrangeiras que possam vir a somar a essas propostas”, disse o Reitor.

O Prefeito Cícero Lucena destacou entre as ações que serão contempladas no termo de parceria, a busca de soluções tecnológicas, inclusive aproveitando experiências internacionais, para a proteção da Barreira do Cabo Branco.

“Essa reunião com a Universidade Federal da Paraíba nos traz algo que entendemos como importante e fundamental: é a aproximação das demandas da cidade de João Pessoa com a UFPB, que pode, através da academia, nos ajudar, orientar, pesquisar e encontrar as melhores soluções para os problemas que estamos identificando”, explicou o Prefeito.

Durante a reunião, também foram discutidos outros temas, como a alocação de recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), via PMJP, para a Sala de Multimeios na Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB.

Discutimos sobre a Escola de Balé, sobre o Rio Jaguaribe; são projetos diversos e interesses comuns que têm a UFPB e a Prefeitura Municipal de João Pessoa”, comentou o Prof. Valdiney Gouveia.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Oriel Farias