Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é premiada no PB Júnior 2021 por contribuição ao empreendedorismo na Paraíba

publicado: 13/12/2021 15h21, última modificação: 20/12/2021 13h58
A Universidade passou do 38º para o 33º lugar no Ranking de Universidades Empreendedoras 2021

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu da Federação Paraibana de Empresas Juniores, no PB Júnior 2021, o certificado de reconhecimento por sua contribuição, durante o ano de 2021, para o empreendedorismo na Paraíba. A premiação aconteceu no último sábado (11), em formato híbrido, no Auditório Ariano Suassuna, em João Pessoa, reconhecendo ainda a contribuição de empresas juniores, lideranças e stakeholders.

Representando a UFPB, a Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liane Filgueira, recebeu o certificado de reconhecimento na categoria de “Instituições de Ensino Superior”, por meio do qual o trabalho desenvolvido pelas empresas juniores da Universidade foi destacado.

Na seção de reconhecimentos, foram prestigiadas empresas juniores que, em 2021destacaram-se nas categorias de “Alto Crescimento”, “Conectada”, “Impacto”, Alto Impacto”, Federação e “Instituições de Ensino Superior (IES)”.

As premiações da solenidade foram divididas em nove categorias: “Na Seca Somos Chuva”, “Voo em Bando”, “Sangue No Olho”, “Ter Garra”, “Invocados por Mudança”, “Empresa Júnior Revelação”, “Empresa Júnior Recém Federada Destaque", “Prêmio Superação” e “Carcará do Ano”.

O evento teve a participação de sete instituições de ensino superior e 43 empresas juniores – dos municípios de Campina Grande, João Pessoa, Araruna, Cajazeiras, Bananeiras e Pombal.

De acordo com Vitor Lima, presidente do Conselho da Federação Paraibana de Empresas Juniores, esse reconhecimento é importante para revisitar todo o impacto que os jovens universitários conseguem trazer para o ecossistema do Estado a partir de soluções inovadoras por meio do empreendedorismo, capazes de transformar realidades nas mais diversas esferas da sociedade.

As empresas juniores executam atividades que vão desde os seus planejamentos estratégicos até a consolidação de seus modelos de negócios, resultando no amadurecimento dos estudantes que ainda na graduação conseguem ter contato com o mercado, gerando projetos das áreas da administração, jurídica, construção civil, design gráfico, dentre outras soluções necessárias ao mercado de trabalho.

“A UFPB tem sido uma das grandes parcerias diretas do Movimento de Empresas Juniores na Paraíba. Junto com ela, conquistamos o tulo de Instituição de Ensino Superior Júnior, abrangendo mais de 25% dos seus cursos integrados a uma empresa júnior e também sendo nossa maior IES do Estado”, ressaltou Vitor, destacando o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPB) para fomentar uma Paraíba mais empreendedora.

Ranking de Universidades Empreendedoras 2021

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ficou em 33º lugar, em um total de 126 instituições, na quarta edição do Ranking de Universidades Empreendedoras 2021 divulgado neste mês de dezembro pela Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Nessa edição, a UFPB subiu cinco posições em relação a 2019, quando ocupou o 38º lugar.

A UFPB obteve a nota 4,67, em uma escala que foi até 7,36, nota obtida pela Universidade de Campinas (UNICAMP), primeira posicionada no levantamento.

No Nordeste brasileiro, a UFPB ficou na quinta colocação, depois de UFRN, UFC, UFPE e UFCG.

Na metodologia utilizada para construção do ranking são considerados indicadores presentes nas seguintes dimensões: cultura empreendedora, extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.

Para a quarta edição do Ranking de Universidades Empreendedoras, o maior desafio foi adaptar a metodologia para o contexto de Ensino Remoto Emergencial em decorrência do Covid-19. Foi realizada uma revisão na metodologia. Houve adaptação nas dimensões cultura empreendedora e infraestrutura ao cenário de Ensino Remoto Emergencial.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins