Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Sebrae-PB assinam Protocolo de Intenções voltado à educação empreendedora

publicado: 27/10/2021 15h13, última modificação: 27/10/2021 15h13
Acordo pretende promover ações para gerar impactos nos pequenos negócios paraibanos

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado da Paraíba (Sebrae/PB) firmaram, nesta terça-feira (26), um Protocolo de Intenções, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as duas instituições e construir ações de ensino, pesquisa e extensão para uma Universidade Empreendedora.

O documento foi assinado na Escola Sesc-Dom Ulrico, em João Pessoa, pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e pelos representantes do Sebrae/PB, Walter Aguiar (Diretor Superintendente) e Luiz Alberto Gonçalves de Amorim (Diretor Técnico).

Por meio do Protocolo de Intenções e das ações estabelecidas no acordo, as instituições pretendem gerar impacto nos pequenos negócios paraibanos quanto às atividades de ensino empreendedor para discentes e docentes de graduação e pós-graduação, por meio da realização de cursos de capacitação, realização de projetos de extensão relacionados ao empreendedorismo e de eventos sobre educação empreendedora.

Na ocasião, o Prof. Valdiney Gouveia destacou a abertura da UFPB para as parcerias.A UFPB está aberta ao acolhimento de todos que queiram trabalhar, o que se faz presente nesse termo de Protocolo de Intenções, manifestando o interesse da Universidade em acolher demandas do Sistema Sebrae e poder estabelecer parcerias efetivas não só para protocolos, mas, efetivamente, realizar ações”, afirmou.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, ratificou a importância da parceria. “É um compromisso que nós temos entre o Sebrae e a UFPB, por meio do qual vamos conseguir, com apoio duas partes, o crescimento de uma instituição que vai centralizar todas as informações do turismo e, tenho certeza, vai trazer grandes benefícios à Paraíba, aos paraibanos e ao trade turístico”, assinalou.

A operacionalização da parceria ocorrerá por meio de convênios, contratos ou ajustes específicos, a serem firmados entre a UFPB e o Sebrae-PB.

A assinatura do protocolo também contou com a presença da Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, e da presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), Profa. Kelly Gomes.

Profa. Berla Moraes destacou que a parceria vai viabilizar o estabelecimento de termos de cooperação técnica entre as duas instituições. “A partir desse protocolo de intenções firmado, podem ser vinculados projetos de ensino, pesquisa e extensão, abrindo um leque de possibilidades para professores que coordenem projetos na área de educação empreendera, empreendedorismo, inovação tecnológica, que tenham também seu público voltado para os pequenos negócios e desenvolvimento turístico local da Paraíba”, esclareceu a Pró-reitora.

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins