Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Setur-JP discutem novas etapas de projeto de Cicloturismo em João Pessoa
conteúdo

Notícias

UFPB e Setur-JP discutem novas etapas de projeto de Cicloturismo em João Pessoa

publicado: 07/03/2022 12h02, última modificação: 09/03/2022 09h45
Projeto de extensão da UFPB criou um roteiro turístico por meio de bicicletas na capital paraibana

Foto: Oriel Farias

Um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), denominado Cicloturismo, criou um roteiro turístico para João Pessoa que tem a bicicleta como principal meio de deslocamento. Na última quinta-feira (3), a UFPB participou da primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo de 2022, para discussão de desafios e propostas sobre o tema, com a presença de representantes de diferentes pastas da gestão municipal de João Pessoa e do trade turístico da capital paraibana.

Iniciado em 2021, o projeto de extensão foi apresentado pela Profa. Andréa Porto, do Departamento de Geociências da UFPB, a qual coordena a ação com o apoio estratégico da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP). Na UFPB, o projeto é desenvolvido pelo Departamento de Geociências em conjunto com o Departamento de Turismo.

A ação propõe a criação de quatro circuitos de cicloturismo para que os visitantes possam conhecer diferentes territórios da cidade, compreendendo Centro Histórico, Extremo Oriental, Base Comunitária e Praias Urbanas. Cada um dos circuitos possui um conjunto de rotas para contemplar diferentes estilos de vida, aptidão física e interesses.

Na reunião do Conselho, foram também apresentados a metodologia e os primeiros resultados da fiscalização dos prestadores de serviços turísticos de João Pessoa. Segundo a Profa. Andréa, com a consolidação do Cicloturismo no município, a expectativa é de descarbonizar a cidade, gerar renda, criar novos nichos de mercado, além de formatar novos produtos e serviços para o turismo da capital paraibana.

“O projeto tem um potencial grande. Ele traz um tipo de produto novo para João Pessoa. É um nicho novo. No mapeamento que nós realizamos, já há uma demanda: 12 hotéis já realizam o serviço de aluguel de bicicletas, mas não há um roteiro e nem guias preparados para conduzir grupos”, explicou a docente.

Para a coordenadora do projeto, a bicicleta aparece como uma ferramenta de solução em um cenário de confluência de crises: pandemia de Covid-19, crise climática e crise de mobilidade urbana. Ela pontuou o aspecto inovador da extensão pela atenção dada aos roteiros de bases comunitárias de grupos quilombolas, indígenas e ribeirinhos, presentes tanto em João Pessoa quanto em municípios vizinhos.

Dentro do projeto, a UFPB oferecerá o curso de Ciclocondutor, com o objetivo de qualificar guias tendo em vista as especificidades de uma condução hospitaleira de grupos com bicicletas. A Profa. Andréa - que também é idealizadora da "Pedagogia Urbana", projeto de extensão que pauta temáticas de mobilidade urbana e cidadania - detalhou em que etapa o projeto se encontra no momento.

“Passamos para uma fase de planejamento de rotas, idealização da marca e desenho de negócios. A parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) potencializa a operação do roteiro pela competência na oferta de infraestrutura, articulação com o trade e contribuição na qualificação e formação dos prestadores de serviço”, afirmou a docente.

Entre as vantagens do projeto citadas pela Profa. Andréa, destacam-se a maneira como a adoção da bicicleta impulsiona as viagens de curtas distâncias, o fortalecimento do cicloativismo por proporcionar infraestrutura e, no turismo, a promoção do deslocamento atencioso do turista dentro da cidade.

E além do benefício ambiental, o cicloturismo fixa o turista por mais tempo na cidade, desbravando seus territórios, o que aumenta seu consumo e, por sua vez, aumenta a movimentação econômica.

“Acredito que o Cicloturismo não só gere renda para quem já está estabelecido no trade turístico municipal, mas também traga novas oportunidades de negócio tanto para empresas quanto para indivíduos”, pontuou a professora.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias