Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é um dos organizadores do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada

UFPB é um dos organizadores do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada

As inscrições para participar do evento on-line são até 16 de novembro
publicado: 28/09/2020 19h33, última modificação: 28/09/2020 20h26
O I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada será realizado entre os dias 17 a 20 de novembro e terá conferência, mesas-redondas, comunicações orais e apresentação cultural. Crédito: I Conela

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é um dos organizadores do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (Conela). As inscrições para participar do evento on-line vão até 16 de novembro, por meio do site oficial do encontro, cujas atividades serão realizadas entre os dias 17 a 20 de novembro.

Para participar com apresentação de trabalho, será cobrada uma taxa de R$ 16,50 para professores do Ensino Superior, de R$ 11 para professores da  Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) e estudantes de pós-graduação, e de R$ 5,50 para estudantes de graduação.

Os resumos devem ser enviados até 1º de outubro. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para ouvintes, mas o número de vagas para essa categoria é limitado. Todos os inscritos no evento terão direito a certificado de participação.

Para a professora Socorro Cláudia, do Departamento de Língua Portuguesa da  UFPB, o evento ocorrerá em um cenário nacional e regional muito propício para a Linguística Aplicada, devido aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos programas de pós-graduação e por grupos de pesquisa e por conta da intensificação de eventos da mesma natureza que já se consolidaram nacionalmente e internacionalmente.

“Temos o propósito de apresentar à comunidade científica as atividades realizadas no Nordeste, dentro do seio da Linguística Aplicada. Também queremos proporcionar um espaço de interação com os pares, que constituem um grupo de linguistas aplicados que atuam no Nordeste e que se uniu para organizar o evento”, conta a docente da UFPB.

Nesta primeira edição do congresso, será discutido o tema “Panorama dos estudos teóricos e práticos em Linguística Aplicada”. A programação do evento contará com conferência, mesas-redondas, comunicações orais e apresentação cultural.

A professora Socorro Cláudia reforça que a organização do congresso deseja promover debates sobre língua(gem) em suas múltiplas perspectivas discursivas, teóricas e práticas, através da exposição de trabalhos sobre ensino e aprendizagem de línguas, formação de educadores, políticas linguísticas, letramento, texto, discurso, tecnologias e estudos inter/transculturais.

A programação completa, palestrantes, instruções para submissão de trabalhos e inscrições, notícias acerca do evento, demais organizadores e canal para tirar dúvidas sobre I o Congresso Nordestino de Linguística Aplicada devem ser conferidos no site oficial do evento ou através de seus perfis em redes sociais digitais como Facebook e Instagram.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB