Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é uma das parceiras do Festival Quipauá de Cinema em Santa Luzia

UFPB é uma das parceiras do Festival Quipauá de Cinema em Santa Luzia

publicado: 31/07/2019 09h28, última modificação: 31/07/2019 09h28

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e TV UFPB, promoveu nesta final de semana, em Santa Luzia (PB), a “2ª etapa do Festival Quipauá de Cinema”, em parceria com o Café Cultura de Santa Luzia e Prefeitura Municipal da Cidade.

A programação incluiu a produção de filmes de ficção e documentários além de oficinas de aprendizagem cinematográfica e exibição de curtas metragens que movimentou no sábado (27) e domingo (28) o município de Santa Luzia no Sertão Paraíba.

O ponto alto da programação do Festival ocorreu na noite do sábado (27), com a exibição dos filmes ‘Lelê’, do professor da UFPB, Carlos Downling, e ‘O Olhar de Zezita’, de Mercileide Ramos, entre outros, no Parque do Forró, no Centro de Santa Luzia. Em seguida, ocorreu um debate sobre as obras, com a participação do professor da UFPB e cineasta, João de Lima, da atriz Zezita Matos e do diretor de cinema, Carlos Dowling.

As exibições contaram com a presença da secretária municipal de Educação, Fátima Sales, que representou o prefeito José Alexandre de Araújo na ocasião, coordenadores e supervisores da pasta, entre outros membros da gestão municipal. De acordo com a secretária, a realização do “Festival Quipauá de Cinema” é importante para o município, sobretudo, por abordar o contexto histórico da região na produção de documentários, mas que ainda é uma realidade distante para a maioria dos jovens do município.

“Este é o momento de mostrar à juventude, alunos da rede municipal e interessados, sobre a importância da cultura do cinema, pois, Santa Luzia tem raízes em sua história, através do filme Aruanda do professor Linduarte Noronha, (1960), que marcou época na representação da cultura dos negros, através da comunidade do Talhado, bem como das festas religiosas, do São João, do coco de roda, enfim. Esperamos que os jovens possam ter mais interesse e se engajem mais nas próximas etapas do festival em nosso município”, comentou a secretária Fátima Sales.

PARCERIA IMPORTANTE

O idealizador da ONG Café Cultura, o professor Paulo Maria Ferreira Araújo, enalteceu o privilégio de receber em Santa Luzia a atriz Zezita Matos, de renome nacional na arte cinematográfica, professores universitários da UFPB e estudiosos da sétima arte. “É uma honra para Santa Luzia ter um grupo tão seleto da Universidade Federal da Paraíba e uma atriz como Zezita Matos difundindo a cultura do cinema em Santa Luzia. Trazer uma equipe dessa é um custo altíssimo, porém, muitos se deslocaram para a cidade com despesas próprias, mostrando desprendimento, de forma alegre, com a boa vontade de fazer as coisas acontecerem. É marcante para a cidade, agradecemos as presenças de todos, agradecemos as parcerias da Prefeitura de Santa Luzia e das outras entidades”, disse.

ARUANDA COMO REFERÊNCIA

A atriz Zezita Matos, que ministrou oficinas com os temas “Argumento e Roteiro” e “Iniciação ao Cinema de Ficção e Documentário” e que foi a referência do curta ‘O Olhar de Zezita’, destacou o interesse da juventude santa-luziense em fazer cinema. Segundo ela, o município tem um potencial histórico, através do filme Aruanda, que merece ser melhor trabalhado nos dias atuais.

“Acho importante falar de cinema num local onde poderemos colher frutos depois. Durante as oficinas, vimos muitos meninos despertarem a curiosidade, junto com os professores locais, sobre a história do quilombo local, e isso é uma tarefa nossa, que fazemos cinema, que fazemos educação, em difundir a cultura do cinema em várias cidades. Santa Luzia tem o seu potencial histórico, com Aruanda, um documentário de referência mundial, e existem pessoas que ainda são remanescentes do Aruanda naquela comunidade. Acho que realmente que essa parceria entre a Prefeitura e a UFPB é algo que funciona e que deve continuar. Estão de parabéns os santa-luzienses e todos nós que fazemos arte”, comentou.

O professor do CCTA da UFPB, Carmélio Reinaldo, que é natural de Santa Luzia, destacou que o “Festival Quipauá de Cinema” foi concebido pela ideia dos colegas professores da UFPB Davi Fernandes e João de Lima, que identificaram na cidade do Vale do Sabugi o local ideal para realizar o evento. “Eles me procuraram e incentivaram a realização de um festival de cinema em Santa Luzia por ter todo um histórico oriundo de Aruanda, filme que desencadeou todo o cinema moderno brasileiro e que nasceu neste município”, explicou.

CRESCIMENTO NAS PRÓXIMAS ETAPAS

O “Festival Quipauá de Cinema” é composto por seis etapas. A primeira foi realizada em maio deste ano e a próxima ocorrerá no mês de outubro, durante a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Ainda de acordo com Carmélio Reinaldo, que também é membro da diretoria do Café Cultura de Santa Luzia, a programação da terceira etapa contará com um set de filmagem completo na gravação das atividades culturais do festejo, a exemplo do ‘Tope do Juiz’, procissão, retretas musicais, entre outros.

“São etapas que estão se realizando para no mês de maio de 2020 acontecer um grande festival com mostra de filmes em praça pública, com presenças ilustres. A organização ficou sabendo da Festa do Rosário e toda a sua tradição, e entendemos que é um momento importante para mostrar como funciona uma filmagem. Vamos montar um set de filmagem aqui para que os alunos vejam como tudo funciona na produção cinematográfica”, explicou Carmélio Reinaldo.

Agência de Notícias da UFPB, com Assessoria da Prefeitura de Santa Luzia