Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e UnB lançam livro ‘Mestre da UTOPIA’ sobre trajetória acadêmica do professor Pedro Nunes

publicado: 18/11/2021 08h16, última modificação: 18/11/2021 08h19
Lançamento acontece nesta quinta (18). Coletânea reúne pesquisadores, jornalistas e cineastas do Brasil e países da América Latina

Foto: Marcelo Quixaba

Com 48 textos-relatos reunidos, o livro “Mestre da UTOPIA: fragmentos de uma caminhada polifônica”, publicado por Editora do CCTA/RIA Editorial, reflete a trajetória acadêmica e analisa as principais produções do professor-pesquisador Pedro Nunes Filho, da Universidade Federal da Paraíba. O educador tem uma carreira dedicada à docência (mais de 40 anos), transitando pelo Ensino, Pesquisa e Extensão na UFPB e em outras Universidades pelas quais passou, como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O livro já se encontra disponível para download.

O lançamento acontece nesta quinta-feira, dia 18 de novembro de 2021, pelas redes sociais e, posteriormente, por meio de uma série de lives que serão realizadas por perfis de entidades organizadoras e apoiadoras do livro (UFPB, UnB e UFAL). A primeira, como parte do lançamento, será realizada pela UFPB no dia 22 de novembro, às 15h. Já a segunda transmissão ao vivo acontecerá no dia 26 de novembro e será realizada a pela UnB.

A ideia de construção da coletânea surgiu após Pedro Nunes, em 2020, ser contemplado com o título de Professor Emérito da UFPB. O docente atuou como um dos professores fundadores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB.

Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB, em parceria com o Núcleo de Estudos e Produção Digital e Inovação em Linguagem Sonora da Universidade de Brasília (UnB), associados aos Grupos de Pesquisa Jornalismo Audiovisual e Expandido, Jornalismo, Mídia Acessibilidade e Cidadania da UFPB e, ainda, ao Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e o Grupo de Pesquisa Acesso Livre, ambos da UnB, convidaram pesquisadores, jornalistas e cineastas de diferentes universidades brasileiras e do exterior para participar.

O professor Elton Bruno Pinheiro, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, é o responsável por assinar a organização de ‘Mestre da UTOPIA’, que também contou com a supervisão e o cotejo de informações do professor Pedro Nunes.

A coletânea reúne diferentes contribuições sobre as marcas acadêmicas partilhadas em comum com Pedro Nunes, colocando em relevo os principais livros com repercussão nas universidades, ou obras autorais que circularam fora do ambiente universitário. A conjunção dessas vozes de pesquisadores e de pesquisadoras, em forma de memórias coletivas que constituem ‘Mestre da UTOPIA’, revelam o trabalho de um educador irrequieto que adotou metodologias inovadoras em seu trabalho universitário, trânsito entre universidades brasileiras e estrangeiras, compromissos com causas e projetos sociais e traçam diálogos com diferentes obras do educador Paulo Freire que neste ano de 2021 completou cem anos.

"Tive a honra de integrar a equipe editorial na condição de supervisor, fazer checagens de documentos, cotejo de informações e atualizar dados de uma obra que trata, sensivelmente, aspectos da minha caminhada acadêmica", atesta o professor Pedro Nunes, que foi criador do Projeto Xiquexique – espaço socioeducativo localizado no município de Catolé do Rocha (PB) e que tinha como objetivo promover ações cidadãs relacionadas com a cultura, meio ambiente e comunicação comunitária com crianças, adolescentes e adultos da região.

Mestre da UTOPIA

Com vários textos-relatos ancorados em perspectivas transdisciplinares, a obra revela a caminhada universitária singular e plural de um pesquisador com fôlego criativo, competência profissional em vários campos das Ciências da Comunicação, além de sua vasta produção em projetos fotográficos, cinema e audiovisual. O livro está disponível em PDF.

Para mais informações à imprensa, o contato é pelo e-mail: pedronerisilva@gmail.com ou pelo telefone: (83) 98893-1206.

Reportagem: Ascom/UFPB com informações do PPJ/UFPB
Edição: Aline Lins