Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Unimed João Pessoa assinam convênio para desenvolvimento de ações em educação, tecnologia e saúde

publicado: 02/07/2021 16h54, última modificação: 02/07/2021 16h57
Documento foi assinado nesta sexta-feira (02) e prevê a possibilidade de cooperações mútuas entre as duas instituições

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou, nesta sexta-feira (02), convênio com a Unimed João Pessoa, o qual possibilitará cooperações mútuas no campo da ciência aplicada à prática em educação, tecnologia, extensão, pesquisas, promoção à saúde e nas áreas social, esportiva e cultural. O documento foi assinado pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e o Presidente da Unimed João Pessoa, Dr. Gualter Ramalho, em encontro ocorrido no Espaço Vida da cooperativa, em João Pessoa.

O Reitor Valdiney Gouveia disse que a Universidade, que tem a oferecer à sociedade ciência, tecnologia, formação e qualificação, avançará ainda mais na construção de soluções, equipamentos e tecnologia, por meio da parceria com a Unimed João Pessoa. “Nós estamos consolidando essa proposta e temos confiança de que ela trará bons frutos para toda a sociedade paraibana e para o Brasil como um todo”, disse o Prof. Valdiney Gouveia.

O presidente da Unimed João Pessoa, Dr. Gualter Ramalho, também destacou a importância dessa aproximação entre a cooperativa e a comunidade acadêmica.

Estamos, com a gestão do Reitor Valdiney Gouveia, realizando uma série de ações importantes e pioneiras. Esse convênio vai trazer perspectivas de pesquisas por meio de bolsas de pós-graduação para alunos, visando o fomento à pesquisa científica, e com isso vamos resolver alguns gargalos que nós temos hoje, sobretudo de tecnologia, mas também em todas as áreas”, explicou o presidente da Unimed.

A solenidade de assinatura do convênio contou com a presença da Vice-Reitora Liana Filgueira, do Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Dr. Marcelo Tissiani, do diretor do Centro de Informática, Lucídio Cabral, além de professores e pró-reitores, como Prof. Valdir Braga (Pesquisa), Prof. Fernando Perazzo (Pós-Graduação), Prof. Paulo de Tarso (Planejamento), e ainda dirigentes de órgãos da UFPB – Profa. Kelly Gomes, presidente da Agência de Inovação Tecnológica - Inova e Profa. Fátima Agra, presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba – Idep.

A Vice-Reitora Liana Filgueira disse que não é interesse da UFPB “fechar o conhecimento no muro que limita a Universidade, mas, sim, melhorar a sociedade por meio dessas parcerias, para que possamos colher os frutos, inclusive como cidadãos”, disse a Vice-Reitora Liana Filgueira.

O diretor de provimentos da saúde da Unimed João Pessoa, Dr. Petrucio Sarmento, ressaltou que as parcerias com a UFPB, em áreas como desenvolvimento de materiais e de fisioterapia, têm proporcionado avanços em saúde e ganhos para a sociedade, como na realização de exames de RT-PCR. “A primeira parceria a ser realizada foi a construção dos laboratórios de RT-PCR, que mudaram a estatística de Covid-19 no estado porque passamos a ter a entrega dos resultados reduzida de 14 ou 15 e até 20 dias, para dois dias, no máximo, fazendo com que tivéssemos epidemiologia própria”, explicou. Além disso, segundo ele, a parceria também vai colaborar tanto na formação acadêmica como na formação para o mercado de trabalho.

Da Unimed, também participaram do encontro para assinatura do convênio o Superintendente de Tecnologia da Informação Ricardo Anastácio, o Gestor de Inovação e Qualidade, João Modesto; a Superintendente de Mercado, Flávia de Lourdes.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Aline Lins/Oriel Farias