Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB economiza R$ 129 mil após instalação de painéis solares

UFPB economiza R$ 129 mil após instalação de painéis solares

publicado: 27/04/2022 15h54, última modificação: 27/04/2022 17h12
Objetivo é expandir o parque solar para unidade da UFPB em Mangabeira

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) gerou uma economia de R$ 129.000,00 em oito meses da implantação de energia solar na Instituição. O sistema fotovoltaico, que entrou em operação em agosto de 2021, é composto por 672 módulos (placas solares), com potência de 295kWp (quilowatt pico), ocupa uma área de cerca de 1.500m².

Para se ter uma ideia, a energia gerada até o momento, de aproximadamente 290 MWh, corresponde à quantidade suficiente para abastecer, por um mês, aproximadamente 1.700 residências com consumo médio de 170 kWh por mês.

Os painéis solares instalados estão localizados nos blocos de salas de aulas A, C, D e E, do Centro de Tecnologia (CT), no campus I da Universidade. A instalação dessas placas no Campus I, em João Pessoa, foi a primeira etapa das ações de geração de energia na UFPB. A economia estimada no projeto foi de, aproximadamente, R$ 17.000,00 por mês, o que corresponde a cerca de R$ 200.000,00 ao ano.

Segundo o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a ação representa não apenas economia nas despesas, mas também segurança e sustentabilidade energética, por isso o intuito é ampliar a geração de energia solar na UFPB.

“A UFPB entra em um novo período, o de não só consumir energia, mas também produzir. Isso significa um avanço para a Universidade. Nossa economia poderá ser investida em outros setores da Instituição. Ainda prevemos a expansão do nosso parque solar e desejamos cada dia mais produzir energia e se inserir nesse contexto do consumo sustentável. Para isso, temos dado os primeiros passos nessa direção”, afirmou o Prof. Valdiney Gouveia.

Por meio de uma parceria com a empresa chinesa Huawei, líder global na indústria de tecnologia e soluções em equipamentos para redes e telecomunicações, a UFPB pretende, nos próximos meses, expandir a geração de energia solar para o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), localizado na unidade da UFPB no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O investimento previsto para a instalação das placas no CTDR é de R$ 2 milhões, com previsão de economia anual de R$ 160 mil.

O Prof. Euler Macedo, Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), está coordenando as tratativas para essa segunda etapa que envolve a parceria com a Huawei. Segundo informou o docente, a usina terá a capacidade de 200kW de potência, composta por 2 inversores da Huawei, 372 painéis de 650W cada. Ela será capaz de gerar 240kWp e será montada numa estrutura de solo chamada Solar Tracker, que permite a movimentação dos painéis durante o dia, seguindo o sol, para otimizar a geração de energia.

“Esse é o mesmo sistema usado em grandes usinas de energia. Será utilizada uma área de pouco mais de 8.000m². Estima-se que a energia produzida será de 527MWh ao ano”, destacou.

Denominado Huawei Solar Tracking Control (AI Based), o projeto tem como objetivo o desenvolvimento  de um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA)  que permita o posicionamento ótimo de painéis solares  instalados sob sistemas de posicionamento (trackers) para uma maior geração em dias chuvosos ou nublados.

Outra ação planejada pela UFPB para geração de energia solar, segundo o Reitor Valdiney Gouveia, será na Estação Experimental do São João do Cariri, vinculada ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB. Localizada no município de São João do Cariri, a Estação Experimental encontra-se na mais seca e árida região do Brasil.

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins