Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB economizará R$ 200 mil por ano com instalação de painéis para geração de energia solar

publicado: 02/07/2021 17h17, última modificação: 02/07/2021 20h49
Instalação está sendo realizada no Centro de Tecnologia (CT)

Fotos: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início nesta quinta-feira (01) à instalação de 1.800 metros quadrados de placas fotovoltaicas para geração de energia solar, visando obter uma economia de cerca de R$ 200 mil por ano para a Universidade. As placas estão sendo instaladas na Central de Aulas do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB.

A ação, segundo o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, visa, por um lado, a obtenção de segurança energética e, de outro, economia para a Instituição. O investimento atualizado gira em torno de R$ 1,070 milhão. O Reitor da UFPB informou que a cada um milhão investido em energia solar, é estimada uma economia de R$ 200 mil nas despesas da UFPB.

“Nós consumimos, na UFPB, em período regular, R$ 1,3 milhão ao mês; isso é muito dinheiro. Então, queremos reduzir esses gastos e uma das formas é investir em energia solar. Na década de 1970 fomos pioneiros no Brasil em estudos de energia solar e nós tínhamos uma dívida com a Paraíba, com a UFPB e com a sociedade de demonstrar que nós também somos usuários dessa energia limpa”, explicou o Prof. Valdiney.

De acordo com o superintendente da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Prof. Antônio Leal, estão sendo instalados 16 módulos de 18kW, o que dá uma capacidade de geração de quase 300kW de energia. “A energia é produzida e é jogada na rede elétrica e isso gera um crédito de energia para a UFPB, reduzindo a nossa conta”, explicou.

Foto: Oriel Farias

A escolha do local para as placas obedece a uma série de requisitos, como ambiente distante de árvores, para não haver sombreamento nem danos devido à queda de galhos que causem risco de quebra dos painéis, além de local que permita o acesso para manutenção das placas.

A instalação dessas placas no Campus I, em João Pessoa, é a primeira etapa das ações de geração de energia na UFPB, comentou o Reitor Valdiney Gouveia. Outra ação planejada, segundo ele, é na Estação Experimental do São João do Cariri, vinculada ao Centro de Ciências Agrárias da UFPB. Localizada no município de São João do Cariri, a Estação Experimental encontra-se na mais seca e árida região do Brasil.

“Nós estamos discutindo com uma empresa paulista sobre o melhor aproveitamento da região. São 381 hectares e não usamos nem 10%. Queremos aproveitar esse espaço cuja incidência solar é elevada para que tenhamos um parque de energia solar, e isso também representará economia para a UFPB e ganho para toda a comunidade e a sociedade em geral, tratando-se de energia limpa”, destacou o Reitor.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia/Aline Lins