Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB entrega dez ultrafreezers para diferentes unidades dos centros de ensino
conteúdo

Notícias

UFPB entrega dez ultrafreezers para diferentes unidades dos centros de ensino

publicado: 28/03/2022 19h31, última modificação: 28/03/2022 19h31
Equipamentos foram adquiridos pela Reitoria em dezembro de 2021 e atingem temperaturas de até -86°C

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em mais uma ação de apoio aos laboratórios da Instituição, realizou a entrega de dez ultrafreezers para fortalecer as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Os equipamentos foram adquiridos pela Reitoria em dezembro de 2021 e atingem temperaturas de até -86°C. 

Foram beneficiados com as aquisições o Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (Ipefarm), o Centro de Ciências Médicas (CCM), o Centro de Ciências da Saúde (CCS), a Escola Técnica de Saúde (ETS), o Centro de Tecnologia (CT), o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), o Centro de Biotecnologia (CBiotec), o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) e o Centro de Ciências Agrárias (CCA), destinados às unidades em parceria com os diretores dos respectivos centros de ensino. Os ultrafreezers são fundamentais para atividades laboratoriais de pesquisa, sobretudo para armazenamento de amostras biológicas.

“Esta é mais uma ação propositiva com um sentido de que tenhamos uma Universidade efetivamente forte, com recursos necessários e bem empregados”, afirmou o Reitor Valdiney Gouveia. O investimento total somando os dez aparelhos foi de R$ 332.490,00 segundo informou a Pró-Reitoria de Administração da UFPB (PRA). 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN), do CCS, está entre os contemplados. O coordenador do programa, Prof. José Luiz de Brito, que, sem esses ultrafreezers, o desenvolvimento de pesquisas enfrenta dificuldades. 

“Esses equipamentos são utilizados, principalmente, para armazenamento de amostras biológicas que necessitem preservar o DNA, o RNA e até para algumas análises bioquímicas básicas. Então, a chegada desses ultrafreezers, sem dúvida, vai dar um suporte tanto para a Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, aos pesquisadores do nosso programa, como também toda a rede que o PPGCN atende, de outros centros que desenvolvem pesquisa em colaboração com os nossos docentes. É algo inédito, nesses seis anos, é o primeiro ultrafreezer que está chegando para o nosso programa de pós-graduação e para o nosso departamento”, afirmou o Prof. José Luiz. 

De acordo com o coordenador do PPGCN, a aquisição é um ganho fundamental para a Universidade e proporcionará aos pesquisadores segurança para armazenar materiais biológicos em temperatura adequada, proporcionará planejamento de protocolos experimentais que possam ser executados com parceiros nacionais e internacionais, além de aumentar a capacidade de agregar valor às publicações, aumentando a qualidade dos produtos científicos desenvolvimentos pela UFPB.  

A maioria das unidades recebeu os ultrafreezers na semana passada. A entrega para o CCA e para o CCHSA será agendada pela UFPB. Os equipamentos foram entregues pelo fornecedor sob o acompanhamento e a fiscalização do Almoxarifado Central da Pró-Reitoria de Administração.

A Escola Técnica de Saúde da UFPB foi outra das unidades que receberam o equipamento de ultrafreezer. De acordo com a Diretora de Ensino da ETS, Profa. Fabíola Fialho Gouvêa, o ultrafreezer, devido a sua capacidade de promover a criopreservação por longos períodos, vai permitir a análise de materiais biológicos diversos em diferentes momentos, bem como a manutenção da qualidade desses materiais. 

“Ele vai possibilitar que os alunos aprendam e desenvolvam técnicas que serão aplicadas em seu campo de atuação. É um equipamento de destaque no campo de ensino, já que poderá ser utilizado em diversas disciplinas dos cursos da Escola Técnica. Além disso, também poderá ser utilizado em pesquisas e projetos de extensão da UFPB”, pontuou a Profa. Fabíola.

Foto: Divulgação

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação