Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Com laboratório da UFPB, testes de Covid-19 na Paraíba devem dobrar

Com laboratório da UFPB, testes de Covid-19 na Paraíba devem dobrar

Unidade tem capacidade para 100 exames por dia e começará a funcionar nesta quinta (16)
publicado: 13/04/2020 17h26, última modificação: 13/04/2020 17h26
Mais dois laboratórios da UFPB aguardam autorização para testagens no Estado. Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entregou, nesta segunda-feira (13), seu primeiro laboratório para realização de testes da Covid-19. Trata-se do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I, em João Pessoa, com capacidade para analisar 100 amostras por dia.

A informação é do presidente da Comissão de Enfrentamento do novo coronavírus da UFPB e diretor do CCM, professor Eduardo Sérgio. Segundo ele, a parte estrutural do laboratório ficou pronta nesta segunda-feira (13) e a previsão é de que comece a funcionar na quinta-feira (16), ampliando a quantidade de testes do novo coronavírus na Paraíba.

Para realizar os exames, o Laboratório de Biologia Molecular do CCM irá receber as amostras colhidas pela Secretaria de Estado da Saúde e pelas secretarias de saúde municipais. O trabalho será feito em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), que já realiza 120 testes por dia e ficará responsável por compilar os dados e divulgar os resultados.

Nestas terça (14) e quarta-feira (15), serão realizados treinamentos de pessoal para possibilitar a abertura da unidade. “Neste primeiro laboratório, estão trabalhando professores e técnicos e amanhã a gente vai dar treinamento para o pessoal da limpeza”, explica Eduardo Sérgio.

O diretor do CCM diz que, nos próximos dias, também deverão ficar prontos o Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o laboratório da Escola Técnica de Saúde (ETS), os próximos a serem estruturados, por meio de colaborações de entidades da construção civil do estado da Paraíba.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado neste domingo (12), às 17h, a Paraíba registra, até então, 111 casos confirmados e 832 descartados. Dos confirmados, 43 recuperados e 13 óbitos. Ao todo, são 72 casos suspeitos internados, com 60 em enfermaria e 12 em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Ascom/UFPB