Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB estimula habilidades de jovens com deficiência visual através das artes

UFPB estimula habilidades de jovens com deficiência visual através das artes

Oito crianças e adolescentes do Instituto dos Cegos da Paraíba participam do projeto
publicado: 28/06/2019 20h52, última modificação: 28/06/2019 21h51
Exposição será realizada no final do ano. Crédito: Divulgação

Estimular o desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens com deficiência visual através das artes é o objetivo do projeto de extensão “Artes visuais e inclusão”, realizado desde 2014 pelo Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O projeto, coordenado pelo professor Robson Xavier, realiza, semanalmente, oficinas para oito crianças e jovens do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, com a ajuda de sete estudantes voluntários e dois bolsistas.

As oficinas trabalham com vários materiais e com a produção criativa a partir de técnicas como pintura, desenho e stop motion, que é a produção de animação com massas de modelar.

As atividades, segundo Xavier, ajudam no desenvolvimento cognitivo, que está ligado ao aprendizado e à percepção do cérebro humano. O desenvolvimento atitudinal e espacial e a relação ambiental dos participantes da oficina também são estimulados.

As obras produzidas pelos participantes são vendidas em exposição realizada ao final de cada ano e os lucros são utilizados para arrecadação de mais materiais para o projeto. “As exposições são também uma forma de dar visibilidade à produção e aos artistas”, comenta o professor.

Além do trabalho no instituto, o projeto também atua na Instituição de Longa Permanência para Idosos Vila Vicentina Júlia Freire e na Associação Ame Down, na Grande João Pessoa. Mais informações pelo telefone (83) 3216.7002.

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB