Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB exibe automotivos desenvolvidos por estudantes de engenharia

UFPB exibe automotivos desenvolvidos por estudantes de engenharia

publicado: 07/02/2023 18h32, última modificação: 07/02/2023 18h32
Evento será nesta quarta (8) e integra semana de acolhimento do Centro de Tecnologia

Foto: Jampa Kart

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) exibirá automotivos desenvolvidos por estudantes de engenharia.  O evento será nesta quarta (8), das 10h às 16h, no Bloco Multimídia, também conhecido como Bolo de Noiva, localizado no Centro de Tecnologia (CT), no campus I, em João Pessoa.

Participarão da exposição os projetos a motor Baja, Motorius, E-Motion, Aerojampa e Fórmula UFPB. Enquanto o Baja produz protótipos off-road para competições, o Motorius se dedica à motovelocidade. Já o Aerojampa constrói aeronaves radiocontroladas, com capacidade de transportar carga durante um voo, o E-Motion cria carros totalmente elétricos e o Fórmula UFPB fabrica protótipos do tipo fórmula, ambos também para provas esportivas.

A mostra integra a programação da semana de acolhimento do CT da UFPB, com início nesta terça-feira (7). De acordo com o Centro de Tecnologia, os projetos a motor aliam teoria à prática e proporcionam mais chances de empregabilidade. Entre os principais desafios para tocá-los, estão infraestrutura adequada e recursos financeiros.

A exposição dos projetos é uma maneira dos calouros e veteranos conhecerem as oportunidades de atividades para engajamento fora de sala de aula. A partir daí, passam a saber quando as equipes abrem seleção. É um modo de aperfeiçoar a prática atrelada à teoria, desenvolver trabalho em equipe e consequentemente ter uma formação mais completa para o mercado de trabalho ou para a carreira acadêmica.

A exposição será aberta a toda comunidade universitária, embora o enfoque seja nos ingressantes dos cursos do CT: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Química Industrial.

Espera-se um público de cerca de 200 estudantes. Ao longo da semana, haverá ainda palestras, apresentação dos auxílios estudantis ofertados pela UFPB, aula de yoga e o trote verde, organizado pela Comissão de Gestão Ambiental, em parceria com o próprio CT”, conta Andréa Araújo. O período letivo 2022.2 da UFPB começará oficialmente na quarta (8).

Abaixo, saiba mais sobre cada um dos projetos a motor da UFPB:

UFPBAJA

Desenvolve, projeta e fabrica protótipos off-road para as competições Baja SAE Brasil e Baja SAE Nordeste, que ocorrem em locais desprovidos de estradas pavimentadas. É composta por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Produção e possui vagas para Marketing e Jornalismo.

Motorius

Participa da competição de motovelocidade Motostudent, que envolve escolas de engenharia de todo o mundo. Neste ano, acontece na Espanha, no circuito de Aragon. Atualmente está na fase MS1, na qual é realizada a manufatura do protótipo e envio de relatórios. A fase MS2 será presencial, entre 10 e 15 de outubro.

Aerojampa

Projeta e constrói aeronaves radiocontroladas, com estrutura otimizada e com capacidade de transportar carga durante um voo. Ficou em 19° lugar no SAE Brasil Aerodesign 2022, desafio lançado a estudantes de engenharia para propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e de conhecimentos de Engenharia Aeronáutica.

E-Motion

Desenvolve carro fórmula SAE totalmente elétrico para competir em São Paulo, no ECPA [Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo], complexo automobilístico onde são realizadas provas regionais de automobilismo e arrancada. É a primeira equipe do Norte/Nordeste a participar na categoria “Elétrica” e a alcançar o pódio em uma das provas. Reúne estudantes de diversas áreas, como mecânica, elétrica e administração.

Fórmula UFPB

Trabalha na concepção, fabricação e teste de um protótipo do tipo fórmula para representar a UFPB na categoria “Combustão”, na Fórmula SAE, competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins