Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB firma acordo de cooperação com grupo Rio Alto para fortalecer ensino e energias renováveis

publicado: 06/08/2021 16h16, última modificação: 06/08/2021 17h55
Parceria possibilitará o desenvolvimento de novas tecnologias

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, acompanhado de uma equipe de gestores da universidade, visitou, nesta quinta-feira (05), o complexo de usinas do grupo Rio Alto, localizado no município de Coremas, no Sertão paraibano, com o qual assinou acordo de cooperação. A equipe da UFPB também visitou o polo EaD de Patos, onde discutiu com representantes da Prefeitura a possibilidade de implementar cursos na modalidade a distância no Município, tanto técnicos como também de graduação e pós-graduação, e se reuniu com representantes da empresa Huawei, com a qual tem parceria vigente.

O objetivo da gestão, em relação às prefeituras, é fortalecer o ensino nos polos EaD vinculados ao sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), para levar desenvolvimento aos municípios; já com a visita à empresa Rio Alto, a ideia é prospectar tecnologias e projetos na área de energias renováveis, especialmente energia solar, de modo a estabelecer parcerias e fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da UFPB nessa área.

A UFPB está presente com polos EaD em 18 municípios paraibanos, além de quatro outros estados. “Nós queremos focar na Paraíba e potencializar regiões como Coremas, Santa Luzia, oportunizando cursos que tenham a vocação da cidade, como, em Coremas, onde as energias alternativas são o foco principal e têm trazido desenvolvimento para a Município”, explicou o Reitor Valdiney Gouveia.

Segundo o Reitor, a UFPB também defende o fortalecimento ainda maior do polo EaD de Coremas e, com isso, a população não precisaria sair para buscar oportunidades de emprego e qualificação fora do Município.

Para o prefeito de Coremas, Irani Alexandrino da Silva, “a parceria com a Universidade é muito importante” para o Município e região.

O interesse da UFPB em estabelecer parceria com a Rio Alto, conforme o Reitor Valdiney Gouveia, tem como objetivo de criar cursos a distância envolvendo energia solar.

O presidente do grupo Rio Alto, Edmond Farhat, falou sobre a parceria: “É um acordo tanto de novas tecnologias, com Prof. Euler Macêdo encabeçando, do lado da UFPB, trazendo essas tecnologias para a usina solar, e para formar mão de obra qualificada junto à universidade integrando com a iniciativa privada, do lado da Rio Alto”, comentou.

De acordo com o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Prof. Euler Macêdo, além de desenvolver pesquisas aplicadas ao grupo Rio Alto, a expectativa é de também formar, por meio da parceria, mão de obra qualificada em Coremas, a partir da realização de ações de extensão para capacitar essa força de trabalho que pode ser aproveitada na empresa.

parceria entre o grupo, a empresa Huawei e a UFPB na área de pesquisa e inovação em energias renováveis vai possibilitar o desenvolvimento de duas novas tecnologias no CEAR, contou Prof. Euler MacêdoUma delas é um sistema de tracker ou seguidor solar, que é a utilização de um painel solar que se movimenta e acompanha a posição do sol, otimizando a geração de energia solar. Esse posicionamento do tracker é definido por meio de inteligência artificial, área em que a UFPB e a Huawei são parceiras.

A outra tecnologia é a utilização de um sistema de armazenamento de energia, por meio de um contêiner repleto de baterias carregadas a partir da energia solar, durante o dia, e ligadas num sistema elétrico, durante a noite. Os projetos devem ser implementados ainda neste segundo semestre.

O Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, também presente no encontro, destacou a importância da cooperação entre a UFPB e a empresa Rio Alto. “O professor Valdiney Gouveia faz uma gestão empreendedora, buscando essa parceria com o empresariado, que cria emprego, que traz renda, traz desenvolvimento para a região, tem essa visão importante de agregar a academia com o desenvolvimento. Com certeza esse acordo terá um papel importante para o desenvolvimento de futuros profissionais que estão sendo formados na UFPB”, disse Pepitone.

Presidente da Rio Alto Edmond Farhat (E), Reitor da UFPB Valdiney Gouveia (C) e Presidente da Aneel André Pepitone (D)

Integraram também a comitiva da UFPB a diretora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), Profa. Kely Gomes, e a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias